sábado, 20 de junho de 2009

UM EPISÓDIO NUMA ESCOLA DESTE PAÍS

São 9h e o cenário ocorre numa escola secundária da influência DREN. Os exames começam, sendo um deles de uma lingua estrangeira. Está presente o inspector para confirmar os procedimentos correctos que devem ser adoptados.

São 9h30m e numa das salas de exame de lingua estrangeira, um dos vigilantes passeia pela sala 'apinhada' com 3 alunos, folheando o enunciado da prova. O inspector que no momento passava, entra na sala e questiona que documento transporta na mão; o professor mostra o enunciado. O inspector, ainda dentro da sala e á frente dos alunos, admoesta o docente por ter a prova na mão; o docente questiona sobre qual o erro cometido e obtém a resposta de que está a quebrar o sigilo da prova...!

A gravidade da situação reside na falta de sensibilidade do inspector em não perceber que estava a transtornar os alunos num momento critico da sua vida escolar, com minudências burocráticas que em nada afectavam o normal funcionamento do sistema, e que se queria admoestar deveria fazê-lo fora da sala ou no fim do exame. Ou seja, deu mais importância a uma acção repressiva do que à criação de um ambiente tranquilo para os alunos.

Será que o estilo socrático autoritário também já chegou à inspecção da educação?

[recebido por e-mail]

3 comentários:

Anónimo disse...

O pai e ditador e os filhos também são lolol

celeste caleiro disse...

Neste pequeno episódio se vê a preocupação destas "chefias"com o desempenho dos alunos...Só querem mesmo exibir poder, desautorizar o professor e desnortear os alunos!

Anónimo disse...

Estou convencido que há por aí muito (falso) democrata à espreita do momento adequado para revelar o seu verdadeiro perfil de ditador. Aliás, disso não tenho a menor dúvida, sobretudo com esse novo cargo de director. Eles até já passaram a usar gravata, vejam só! Não que tenha alguma coisa contra essa indumentária, mas não deixa de ser estranho que certas personagens, de repente, a ostentem.
Convirá não esquecer que vivemos décadas num sistema assumidamente monocórdico.

Desde 01-01-2009


Este blog vale $140.000.00
Quanto vale o seu blog?

eXTReMe Tracker

Estou no blog.com.pt - comunidade de bloggers em língua portuguesa
Twingly BlogRank
PageRank
Directory of Education Blogs

RSSMicro FeedRank Results
Add to Technorati Favorites
Locations of visitors to this page