segunda-feira, 20 de julho de 2009

AINDA EXISTE PLATAFORMA SINDICAL?

FNE, Sindep...
Onde cabem os professores?



Nacional
Sindep admite "simplex" se ME aceitar tornar avaliação experimental

Ministério da Educação e sindicatos retomam hoje as negociações sobre o modelo de avaliação docente. Anteontem à noite, Maria de Lurdes Rodrigues manifestou esperar "uma boa sessão de trabalho" por a proposta do Governo ter tido "muito boa recepção".

Da parte dos sindicatos, no entanto, só o Sindep admite aceitar o prolongamento do simplificado caso o ME aceite tornar a actual avaliação em experimental, afirmou ontem ao JN Carlos Chagas.
O prolongamento serviria para não haver "vazios" até que o próximo "Governo defina, com os sindicatos, as orientações para o próximo modelo de avaliação", explicou o presidente do Sindep.

Já a FNE vai insistir para que a sua proposta de avaliação seja debatida. A presença na reunião de hoje, de manhã, nunca esteve em causa, explicou ao JN Lucinda Manuela, mas só depois do encontro de hoje "é que a FNE tomará uma decisão final" sobre as negociações.

Já a Fenprof reúne-se amanhã à tarde com o ME. A Federação deverá levar a Jorge Pedreira uma declaração sobre "a situação geral da avaliação". A intenção é confrontar o secretário de Estado Adjunto da Educação com a "quebra de compromissos" - afinal, "o que estava acordado e calendarizado eram negociações sobre a revisão do modelo original, não o simplificado", argumentou Mário Nogueira ao JN. A Fenprof, assegurou, não vai "levar propostas de alteração a um regime simpificado sobre o qual tem reivindicado a sua suspensão". O Governo pretende prolongar o simplificado, em vigor, até que sejam aprovadas alterações ao modelo original, na próxima legislatura.

2 comentários:

Anónimo disse...

Os sindicatos devem representar a voz dos professores...respeitem -nos.
Sejam isentos, lutem pela dignificação da classe e não por interesses partidários.

Joaquim Ferreira disse...

Essa do "respeitem-nos" nem sei bem se é aos sindicatos (o que acho bem!) ou aos professores (o que nem discuto!). Eu já estive entre as cúpulas dos sindicatos e admiro a abnegação com que se dedicam à causa da defesa dos profissionais da educação... Sim. Admiro-os e admiro ainda mais a persistência ao ver, ouvir e ler o que pelas páginas da "blogosfera" se escreve contra a sua dignidade... Por mim, já desisti de gastar parte do meu salário para me deslocar a reuniões sucessivas em que se apresentam e se discutem as vontades dos associados e anseios dos "associados". E digo dos "associados" porque também de alguns "não associados" que aparecem às reuniões sindicais uma vez que, para nós, todas as contribuições são válidas quando têm valor e não porque vêm deste ou daquele sócio...!. Gostaríamos que se unissem os professores. Sabemos que é utópico porque em momentos de rebvolução, aparecem sempre salvadores da Pátria, em busca de protagonismo que criam associações que mais não servem do que para DIVIDIR... É que pensava eu, ingenuamente, que "dividir para reinar" seria a máxima dos governantes. ENGANEI-ME!... Há muitos professores à procura de protagonismo, de um lugar onde possam brilhar como estrelas... Mas enfim. "Somos o que somos e como somos... Por isso, temos apenas o que merecemos...!" Não Calarei A Minha Voz... Até Que O Teclado Se Rompa !

Desde 01-01-2009


Este blog vale $140.000.00
Quanto vale o seu blog?

eXTReMe Tracker

Estou no blog.com.pt - comunidade de bloggers em língua portuguesa
Twingly BlogRank
PageRank
Directory of Education Blogs

RSSMicro FeedRank Results
Add to Technorati Favorites
Locations of visitors to this page