quinta-feira, 16 de julho de 2009

CALMANTES

Por João Paulo Guerra

16/07/09 00:01 Diário Económico

O consumo de antidepressivos em Portugal disparou 32 por cento desde 2002, isto é, com os governos de Barroso, Santana e Sócrates.

Não é caso para menos. Não é que o período 1999-2002 tenha sido muito menos deprimente. Mas ainda havia a contrapartida de alguns efeitos sociais das políticas do primeiro Governo de Guterres. Depois revelou-se o "pântano" que, como hoje se sabe, vinha de trás. E mais à frente foi o descalabro: a política da "tanga" de Durão Barroso, o circo do Santanismo, a ferocidade e insensibilidade social de José Sócrates. E lá vão os portugueses a correr para os ansiolíticos, hipnóticos e sedativos.

A política em Portugal, para os governados, é altamente stressante. Os governantes, partindo e repartindo o banquete, comem a carne e sugam o tutano dos ossos, sempre crispados e zangados com os governados. E de Guterres guardam a herança de um raciocínio: como é que os vamos enganar? Agora, que se aproximam duas eleições e que alguém já perdeu uma anterior, mais que bombons, que o Orçamento da crise não dá para tanto, os portugueses recebem discursos. E o discurso para arrebanhar votos é o que promete direitos sociais, saúde e escolas públicas de qualidade. Um discurso calmo e calmante. Isto é, um radical químico, para combater a ansiedade e levar os eleitores a votar sob efeitos magnéticos.

E é assim que o país vai assistindo, por estes dias, aos discursos hipnóticos, às palestras sedativas, à oratória benzodiazepínica, ao palavreado ansiolítico, à arenga barbitúrica, ao aranzel opióide. A política, não podendo ir de férias, mergulhou em éteres, clorofórmios, e alguns pós medicinais com efeitos de dormideira. Entre a sonolência e a inconsciência, quando os eleitores acordarem o pior está para vir.

In Diário Económico.

1 comentário:

Anónimo disse...

Cuidado com tanta oferta....cheira-me a esturro.

Desde 01-01-2009


Este blog vale $140.000.00
Quanto vale o seu blog?

eXTReMe Tracker

Estou no blog.com.pt - comunidade de bloggers em língua portuguesa
Twingly BlogRank
PageRank
Directory of Education Blogs

RSSMicro FeedRank Results
Add to Technorati Favorites
Locations of visitors to this page