segunda-feira, 6 de julho de 2009

COMO SÃO AVALIADOS OS EXAMES NACIONAIS EM PORTUGAL

Tendo em conta que houve exames muito simples e outros muito complicados, a colega Alice Alves deixa-nos o seguinte documento para reflexão.

A pergunta que se impõe é: "Como são "avaliados" os exames nacionais em Portugal?"

O exame de Alemão – código 501 (quinhentos e um) - destina-se a alunos com dois anos de aprendizagem. No entanto, os alunos que realizaram o referido exame na primeira fase, no dia 18 (dezoito) de Junho de 2009 (dois mil e nove), confrontaram-se com um exame que consideraram muito difícil para o seu nível de aprendizagem. Os alunos queixaram-se, especialmente, do grau de dificuldade dos exercícios 1 (um) e 2 (dois) do grupo A, bem como dos exercícios 1.1.;1.2 ;1.3. e 2.3. do grupo B. Alguns alunos referiram também o grau de dificuldade do vocabulário de alguns textos. Na sua opinião, este exame tem exercícios mais complicados do que os exercícios que têm sido testados em exames do código 501 (quinhentos e um) nos 2 (dois) últimos anos.

Os alunos sentiram, ainda, que a dificuldade dos exercícios iniciais condicionou a resolução dos restantes exercícios, uma vez que perderam muito tempo e ficaram nervosos no início da prova.

Enquanto professora de Alemão destes alunos, analisei cuidadosamente o exame, comparando-o com todos os exames do mesmo código realizados ao longo destes dois últimos anos. Após essa análise, verifiquei que os discentes têm razão. Aliás, convém referir que até um aluno bilingue e seus familiares consideraram o exame difícil.

Escola Secundária de Silves, 06 de Julho de 2009


A professora de Alemão,

Alice Alves

Sem comentários:

Desde 01-01-2009


Este blog vale $140.000.00
Quanto vale o seu blog?

eXTReMe Tracker

Estou no blog.com.pt - comunidade de bloggers em língua portuguesa
Twingly BlogRank
PageRank
Directory of Education Blogs

RSSMicro FeedRank Results
Add to Technorati Favorites
Locations of visitors to this page