quinta-feira, 9 de julho de 2009

COMO SE FAZ O DESDOBRAMENTO?

Um mupenho refere que este é o primeiro ano que vão fazer, na escola onde se encontra colocado, o desdobramento de Ciências da Natureza (5º e 6º Ano) e gostaria de saber como está a decorrer o sistema de desdobramento do bloco de 90' nalgumas escolas que o adoptaram, nomeadamente, como é que se ocupam os alunos da metade da turma que não está a ter os 90' da referida disciplina.

Apesar de regulamentado por um despacho de 2007 (ver em baixo), ainda há um grande número de escolas e de professores que não sabem e/ou que desconhecem mesmo... Outros não aplicam.

Se as escolas enveredarem em massa pelo desdobramento, certamente o ME o "corte" porque o que move os responsáveis governativos são critérios exclusivamente economicistas!


No sítio da Dgidc consta:


Desdobramento de turmas e organização de horários, nos 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico

10-10-2007 Ciências Experimentais

De acordo com o Despacho n.º 14 026/2007 , de 3 de Julho, nas disciplinas de Ciências da Natureza, do 2.º Ciclo, e de Ciências Naturais e Ciências Físico-Químicas, do 3.º Ciclo do Ensino Básico, quando o número de alunos da turma for superior a 15, é autorizado o seu desdobramento num bloco de 90 minutos em cada disciplina, de modo a permitir a realização de trabalho experimental.

Assim, no respeito pela a carga horária semanal dos alunos, estipulada no Decreto-Lei n.º 6/2001, de 18 de Janeiro, rectificado pelo Decreto-Lei n.º 209/2002, de 17 de Outubro:

No 2.º Ciclo,

- Horário do Aluno: 90 min. (turno A), 90 min. (turno B)+ 45 min. (turma inteira), ou seja 1,5 blocos.
- Horário do professor: 90min+ 90 min+ 45 min., ou seja 2,5 blocos.

Nos 7.º e 8.º anos,

- Horário do aluno: 90 min. (turno A), 90 min. (turno B), para cada disciplina. A turma estará sempre desdobrada.
- Horário de cada professor da área: 2 blocos de 90 minutos.

No 9.º ano,

- Horário do aluno: mantém o esquema anterior, mas uma das disciplinas tem um acréscimo de 45 minutos (com turma inteira), ou seja numa das disciplinas, os alunos têm 1 bloco, na outra têm 1,5 blocos. Estes 45 minutos também podem alternar semanalmente entre as duas disciplinas.
- Horário do professor: um dos professores tem 2 blocos, o outro tem 2,5 blocos. Ou o 0,5 bloco alterna semanalmente entre os dois professores das disciplinas.

Reforça-se que a implementação destas medidas tem como objectivo o desenvolvimento de trabalho experimental, em sala de aula, assim qualquer um destes desdobramentos deve ser feito num bloco de 90 minutos e não em dois de 45 minutos.

Sem comentários:

Desde 01-01-2009


Este blog vale $140.000.00
Quanto vale o seu blog?

eXTReMe Tracker

Estou no blog.com.pt - comunidade de bloggers em língua portuguesa
Twingly BlogRank
PageRank
Directory of Education Blogs

RSSMicro FeedRank Results
Add to Technorati Favorites
Locations of visitors to this page