segunda-feira, 13 de julho de 2009

ESCOLAS VÃO DAR LENÇOS DE PAPEL

Gripe A: Recomendações da Direcção-Geral da Saúde
Escolas vão dar lenços de papel

As escolas devem "facilitar o acesso a lenços de papel" perante a "possibilidade de contágio e rápida propagação da gripe A entre alunos e profissionais de Educação", recomenda a Direcção-Geral da Saúde (DGS), num documento enviado às escolas. No conjunto de recomendações é também referido que "na escola devem ser usada toalhas de papel ou secadores de ar quente para secar as mãos", meios que não existem na maioria dos estabelecimentos de ensino.

A importância da lavagem frequente das mãos com água e sabão ou com soluções de base alcoólica permite a destruição do vírus. Proteger o nariz e a boca ao espirrar e tossir evita também a propagação do vírus.

A existência de uma criança, professor ou funcionário infectado não significa o encerramento imediato da escola. "Em face de um caso confirmado de doença devem adoptar-se medidas de isolamento a decidir caso a caso, tendo por base a identificação do risco, em estreita articulação com a autoridade de saúde local", determina a DGS.

O encerramento da escola poderá estar indicado, se existir o risco de propagação da doença, devido à existência de diagnósticos confirmados entre funcionários e alunos.

Para além das medidas de higiene pessoal, serão ainda determinantes medidas gerais de higiene a adoptar pelos estabelecimentos escolares. "Manter as superfícies, os objectos de trabalho e os brinquedos limpos e promover o arejamento dos espaços" são as recomendações apresentadas. O uso de máscaras na escola não está indicado. Só é aconselhada a utilização por doentes em deslocações fora da residência. Os casos confirmados de infecção obrigam a um afastamento da escola, no mínimo por sete dias.

O início das aulas coincide com o período em que as autoridades temem que a doença entre numa fase epidémica. Ontem não se registaram novos casos, permanecendo os 86 em Portugal.

PEDRO CHOY RECEITA CHÁS CHINESES

Especialista em medicina chinesa, Pedro Choy indica a existência de chás chineses que tratam a gripe A. "Estão à venda em Portugal em casas da especialidade e cada embalagem ronda os 12 euros", acrescenta. "Os chás Ma Huang e o Yum Zhi são muitos vulgares na China e hoje são utilizados neste país para o tratamento dos doentes com gripe A", explica. Pedro Choy indicou que na China é também administrada por via endovenosa uma outra substância natural, o Gui Zhi, que "é usada entre os doentes que inspiram maiores cuidados". Pedro Choy salientou, contudo, que "esta substância em Portugal só pode ser administrada por via oral, uma vez que os produtos chineses estão proibidos de ser receitados para a sua utilização por injecção, de forma a que possam produzir um efeito mais eficaz".

[...]

Toda a notícia no Correio da Manhã.

Sem comentários:

Desde 01-01-2009


Este blog vale $140.000.00
Quanto vale o seu blog?

eXTReMe Tracker

Estou no blog.com.pt - comunidade de bloggers em língua portuguesa
Twingly BlogRank
PageRank
Directory of Education Blogs

RSSMicro FeedRank Results
Add to Technorati Favorites
Locations of visitors to this page