domingo, 26 de julho de 2009

NOVAS OPORTUNIDADES: APRENDER COMPENSA, A FRAUDE TAMBÉM

Como princípio, a ideia - mas só a ideia - das Novas Oportunidades foi uma boa ideia.

Infelizmente,
primeiro-ministro, ministra e secretários de Estado transformaram uma ideia boa num logro, alucinados pelo sucesso estatístico e pelos números para apresentar em Bruxelas.


O trabalho que se segue encontra-se publicado num blogue e desmonta uma realidade que os responsáveis fomentam.

Ressalve-se o caso de formandos merecedores das Novas Oportunidades, afinal aqueles para quem o princípio não passou disso mesmo.

Sobre este assunto, eis algumas ligações onde o tema é referido:

. SANTANA CASTILHO AVALIA EDUCAÇÃO E POLÍTICA DE SÓCRATES
.
A OPORTUNIDADE DA PROPAGANDA
.
IGNORÂNCIA CERTIFICADA


Novas Oportunidades: aprender compensa, a fraude também

Os processos de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC) constam, na prática, na produção pelo candidato de um Portefólio Reflexivo de Aprendizagens (PRA), onde irá reunir trabalhos sobre algumas dezenas de temas (isto para obter o 12º ano).

Esses trabalhos são “orientados” por uma equipa técnico pedagógica, mas feitos em casa.

não-tem-tempo-ou-disponibil

Só numa página de anúncios classificados a pesquisa por RVCC devolve-nos 137 resultados, desde o “Posso ajudar-te a realizar os teus trabalhos manda mail.” ao “RVCC e EFA com qualidade e a baixo preço! Contacte-me!

qualidade-e-baixo-preço

Há de tudo, ou estavam à espera de quê com tanto candidato a professor no desemprego, incluindo bastantes que acabaram o contrato no CNO onde aprenderam o ofício?

RVCC---NOVAS-OPORTUNIDADES-

Não sei se isto é exactamente ilegal. O anúncio acima remete-nos para a página de uma psicóloga devidamente identificada, mas na maior parte dos casos os trabalhos são enviados por mail, a troco de uma transferência bancária. E sei que as autoridades competentes sabem, limitando-se a responsabilizar as equipas dos Centros Novas Oportunidades pela autenticidade dos trabalhos apresentados.

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Imagem retirada da página http://www.trabalhosrvcc.com/


Dessas equipas já sei outras coisas, das metas que estão obrigadas a cumprir,ao tempo que têm para o fazer. Mas essa conversa fica para uma próxima. Deixo-vos com esta pérola ministerial:

In Aventar

2 comentários:

Anónimo disse...

Os professores do 2.º e 3.º ciclos e secundário deveriam subscrever uma petição para repor o mínimo de justiça. Vejamos:

Aposentação de Docentes em Regime de Monodocência
A Assembleia da República aprovou, no passado dia 25 de Junho, o Projecto de Lei n.º 663/X ("Institui um regime especial de aposentação para educadores de infância e professores do 1.º ciclo do ensino básico do ensino público em regime de monodocência. "Regime especial de aposentação para os educadores de infância e professores do 1.º ciclo do ensino básico do ensino público, em regime de monodocência possuindo, em 31 de Dezembro de 1989, 13 ou mais anos de serviço docente".

Ora bem, imaginem que quem esteve destacado nos sindicatos, anos e anos de componente não lectiva é contemplado e quem teve umas horas de redução (2.º e 3.º ciclos e secundário) se pedir aposentação verá o vencimento reduzido a metade. Mas o que é isto?!!!

Joaquim Ferreira disse...

Esse anónimo que quer dizer com o facto de estar "anos e anos de componente não lectiva é contemplado" nos sindicatos... por que diz isto? DIZ "e quem teve umas horas de redução" POR QUE NÃO FOI LECCIONAR PARA OP 1º ciclo... Sabe fazer contas? Sabia que em 35 anos de carreira essas "horas de redução" do 2º e 3º ciclos e secundário correspondem a 4 anos de trabalho de um professor que usufrui da redução legal ao longo da carreira?
Poiis bem, meu caro. podce lamentar como eu lamento ams, eles têm razão. Aliás, a univerasidade estava aberta e bem poderia ter ido para professor do 1º ciclo, mas sabe bem por que não foi... Agora, aqpenas questiono? por que motivo não acusa os autarcas que estão também sem componente lectyiva? E já agora, os directores de escola, directores regionais, presidentes de junta, e, por que não, os deputados, etc. Apenas se centra nos SINDICALISTAS?
Porquê? Que tem contra os Sidicatos? São assim tão prejudiciais á sua actividade ou à democracia? Se é anti-sindicato, só posso concluir que é um fascista! PERCEBE?

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