quinta-feira, 16 de julho de 2009

OCDE DEFENDE ALTERAÇÃO DO MODELO DE AVALIAÇÃO

Comentário e relatório completo aqui.

Peça de Sofia Morais sobre relatório da OCDE a defender a necessidade de alterar o sistema de avaliação de professores João Dias da Silva diz que a ministra está cada vez mais isolada Jorge Pedreira diz que a FNE não leu o relatório

Clicar para ouvir:
Peça de Sofia Morais sobre relatório da OCDE a defender a necessidade de alterar o sistema de avaliação de professores
João Dias da Silva diz que a ministra está cada vez mais isolada
Jorge Pedreira diz que a FNE não leu o relatório


Educação

OCDE defende alteração do sistema de avaliação de professores

A OCDE defende a necessidade de alterar o sistema de avaliação de professores em Portugal. Num relatório feito a pedido do Ministério da Educação, a organização considera que o actual modelo causa focos de tensão e deve funcionar como futura base de trabalho.

A OCDE defende a continuação da avaliação de professores, mas considera legítimas as preocupações e dificuldades dos professores.

O reltório sobre a avaliação identifica vários elementos problemáticos no actual modelo, defendendo, por isso, ajustamentos.

Paulo Santiago, um dos autores do relatório, destaca os focos de tensão que têm de ser ultrapassados.

«O objectivo da melhoria está a tentar ser alcançado através de um modelo que tem consequências para uma carreira. O facto de fazer dessa maneira pode pôr em perigo a tal função de melhoria - essa é a primeira tensão», explicou.

A segunda tensão, sublinhou, «é o problema de ter uma avaliação ao nível da escola com consequências a nível nacional».

Questionado sobre o relatório da OCDE, a ministra da Educação disse tratar-se de mais um contributo técnico para a melhoria do modelo de avaliação.

Ouvido pela TSF, João Dias da Silva, da FNE, considera que este relatório é mais uma prova de que, em matéria de avaliação de professores, Maria de Lurdes Rodrigues está sozinha.

No entanto, o secretário de Estado da Educação rejeita estas críticas, afirmando que a FNE não entendeu o conteúdo do relatório.

Sobre as sugestões da OCDE, Jorge Pedreira escusou-se a fazer qualquer comentário, remetendo uma opinião para a reunião de amanhã com os sindicatos dos professores.


In TSF.

Sem comentários:

Desde 01-01-2009


Este blog vale $140.000.00
Quanto vale o seu blog?

eXTReMe Tracker

Estou no blog.com.pt - comunidade de bloggers em língua portuguesa
Twingly BlogRank
PageRank
Directory of Education Blogs

RSSMicro FeedRank Results
Add to Technorati Favorites
Locations of visitors to this page