quarta-feira, 22 de julho de 2009

PUBLICAÇÕES E OPINIÕES

A Maria João resolveu dar a sua opinião e enviar um e-mail, com sugestão de publicação do seu texto, que se transcreve depois deste breve intróito.

A entrada a que a colega se refere tem o título A REALIDADE DA ESCOLA QUE MUITOS DESCONHECEM e esteve na origem da notícia do Público, onde a esmagadora maioria dos mais de 400 comentários - embora alguns sejam lixo - vai de encontro à opinião aqui manifestada.

Finalmente, há que relembrar, especialmente aos críticos da publicação, que este blogue é público apenas "relativamente", pois ninguém é obrigado a consultá-lo; para a ele aceder é necessário querer e utilizar uma espécie de "chave" própria, que é o endereço http://mobilizacaoeunidadedosprofessores.blogspot.com/.



Sou professora e louvo o MUP por ter mostrado no Blogue esta pauta, que, aliás, é pública.

Isto que vemos é o resultado catastrófico das orientações Socráticas juntamente com as da sua acérrima seguidora, Maria de Lurdes Rodrigues, que são as do FACILITISMO.

Mas também as de um governo que criou as NOVAS OPORTUNIDADES, programa que distribui milhares de DIPLOMAS A QUEM NÃO POSSUI HABILITAÇÕES (muitos já receberam o do 12º e nem escrever sabem)… O que é que se espera?

Para os candidatos a esta balela, é fácil conjecturarem que se 9º foi tão rápido, porque não fazer num instante o 12º também? E ei-los diplomados.

Não tenho qualquer dúvida que uma empresa que pretenda um funcionário com habilitações literárias não contratará uma pessoa com um diploma de 12º ano feito nas NOVAS OPORTUNIDADES. É impensável se comparar com outro candidato do ensino regular e com uma área curricular pluridisciplinar feita ao longo de 12 anos e, como é óbvio, possuindo HABILITAÇÕES LITERÁRIAS.

Mas ainda há quem viva de ilusões e seja fácil de manipular… E os políticos sabem isso… Talvez pensem ganhar votos fáceis para o P.S. Mas quando estes (diplomados do papel) virem o logro em que caíram e como foram manipulados, se forem inteligentes não lhes darão o voto…

O ensino no nosso país resume-se a 4 palavras:

FACILITISMO – SEGUIDISMO - OPORTUNISMO – ESTATÍSTICAS

Ora a pauta que Ilídio Trindade aqui publicou não é caso único. E fez muitíssimo bem em publicá-la. É óbvio que este aluno não deveria ter transitado de ano. E não me venham com “coitadinho”… que não vem ao caso. Os problemas pessoais não se resolvem passando o aluno, bem pelo contrário. Quem é mais sensível que os professores aos problemas pessoais dos alunos? Mas não podemos misturar as águas. A solução não pode ser esta, aprovar um aluno com 9 negativas. As leis que o permitem têm de mudar, pois é vergonhoso que isto aconteça.

Esta pauta é o reflexo da política de uma ministra da Educação e de dois secretários de Estado que, além de professarem um ódio visceral aos professores, só têm uma preocupação: NÚMEROS E ESTATÍSTICAS DO SUCESSO.

Claro que perguntamos: Mas qual sucesso? Com números que escondem a realidade?

Aqueles que vêm aqui criticar, se querem culpar alguém por um aluno passar com 9 negativas, culpem-nos a eles. Foi o afã legislativo da Ministra Maria de Lurdes Rodrigues que levou a que situações destas pudessem acontecer.

O que lhe interessa é que os alunos passem, querem lá eles saber se eles sabem ou não. Vão à televisão gabar os resultados fantásticos das tais ESTATÍSTICAS e do FALSO SUCESSO e proclamar, muito orgulhosos, com muita emoção na voz e um sorriso de orelha a orelha que o sucesso aumentou… e que este governo é o maior!

Blá…blá…blá… Repetem aquilo dezenas de vezes e os crédulos lá vai engolindo tudo…

Nem falo da patetice do Magalhães, que dispensa comentários. “ Mais cego que o que não vê é o que não quer ver”.

Não venham aqui apontar o dedo aos professores. Eles cumprem leis, não as fazem! Por isso se acham esta pauta um escândalo, pensem que os professores deste Conselho de Turma obedeceram a orientações superiores, nas escolas há uma hierarquia. Ou também desconhecem isto?

Para concluir, só quero acrescentar que, a meu ver, as pessoas que vêm aqui acusar Ilídio Trindade por ter publicado esta pauta, só o fazem por duas razões: ou são oportunistas das NOVAS OPORTUNIDADES… ou, então, são seguidores das políticas facilitistas SOCRÁTICAS, afectas ao GOVERNO P.S.

E mais não digo… Dentro em pouco estou certa de que qualquer pessoa de bom senso acabará com este pesadelo.

Os 120 mil professores deste país, acompanhados das suas famílias, pelo menos, lá estarão.

4 comentários:

Anónimo disse...

O PS sabe que há pessoas que por tostões concorrem para titulares e para o cargo de Directores.....mas muitos já estão arrependidos destes cargos.

Anónimo disse...

Tem todo o meu apoio colega!

Anónimo disse...

Pelos vistos muitos comentadores se sentiram incomodados por conhecerem esta verdade das escolas, mas o que mais me espanta é o relevo que dão à palavra "criatura", em vez de opinarem sobre a questão de fundo "educação".

Era preferível enterrar a cabeça na areia (como a avestruz) e desconhecer o resultado verdadeiro do "falso sucesso escolar". Por último vêm as pedras atiradas aos professores, sempre os mesmos vculpados do sistema de ensino em Portugal. Até porque são os professores que fazem a leis...lool

Há meus profissionais no ensino? Pois há! Mas em todas as classes profissionais há uns mais competentes que outros.

Imaginemos se acontecesse com os professores o que agora aconteceu com os médicos no hospital de Santa Maria, onde seis pecientes, submetidos a cirurgias aos olhos, ficaram cegos!? Caíam o caomo a trindade em cima de nós. Com os médicos não. Vem logo a Ordem a defendê-los, vem a Infarmed...etc, etc...

Isto é só para dizer que nas classes profissionais (os professores em particular) uns são filhos, outros enteados!

Por isso eu defendo a criação de uma Ordem de Professores!!

Anónimo disse...

Esta gente nem conhece o seu País!!! A palavra "criatura", no Minho", não tem o sentido pejorativo que aqui lhe atribuem.
Até parece que também apenas fizeram as Novas Oportunidades.
Vão ao dicionário, seus ignorantes. A palavra "criatura" não tem sentido ofensivo.
Tal como diz o comentarista anterior... sentiram-se incomodados, não sabiam o que dizer, e pegaram no supéfluo, para não dizer que se enganaram redondamente.

Parabéns ao MUP.

Desde 01-01-2009


Este blog vale $140.000.00
Quanto vale o seu blog?

eXTReMe Tracker

Estou no blog.com.pt - comunidade de bloggers em língua portuguesa
Twingly BlogRank
PageRank
Directory of Education Blogs

RSSMicro FeedRank Results
Add to Technorati Favorites
Locations of visitors to this page