sexta-feira, 28 de agosto de 2009

ALGUNS RESULTADOS DO COMPROMISSO EDUCAÇÃO

O MUP, juntamente com outros movimentos de professores, empenhou-se fortemente no COMPROMISSO EDUCAÇÃO que teve como objectivo pressionar os partidos da oposição a apresentarem pública e claramente as suas políticas educativas e a inscrever nos seus programas eleitorais as principais reivindicações dos professores.

Os professores que votaram PS nas eleições anteriores começam a ter claras as alternativas que podem possibilitar o fim da prepotência de um primeiro-ministro, de uma equipa ministerial e das suas nefastas políticas educativas que não só desqualificaram a escola pública como a classe docente portuguesa.

Tal como acontece com os programas do BE e do PCP (falta-nos ainda conhecer o texto do CDS/PP), o Programa de Educação do PSD, agora conhecido, vem de encontro às principais reivindicações dos professores, tornando-se mais uma alternativa válida ao renascer de alguma esperança alimentada por uma longa e penosa luta, especialmente nos últimos dois anos.

Em 27 de Setembro, votando à direita ou à esquerda, os professores (e muitos outros concidadãos) darão a resposta certa, ditando o fim deste PS desfigurado e transmutado na imagem de um líder com tiques tão típicos dos ditadores.

Esperemos que os partidos da actual oposição honrem os seus compromissos. Independentemente das cores e designações partidárias que assumirem funções governativas, os professores manter-se-ão vigilantes e cá estarão para continuar a lutar por uma escola pública de qualidade e por uma carreira docente digna da funções que lhe são próprias.

5 comentários:

JotaB disse...

"Gato escaldado...".
Deverão ser colocadas algumas reservas aos conteudos dos programas eleitorais dos partidos. Todos sabemos que eles apenas visam caçar votos.
Os professores, através das suas organizações, deverão fazer um sério aviso aos partidos, alertando-os para uma guerra sem quartel, caso não cunpramcom aquilo que agora prometem.
Há que pugnar pela paz nas escolas, pelo fim da divisão da carreira docente, por um ensino de qualidade.

Porque queremos um Portugal melhor, porque os nossos filhos exigem isso de nós, dia 12 de Setembro irei estar em frente à Assembleia da República.

Anónimo disse...

Cuidado com estes compromissos! Embora estes partidos falem em suspensão do actual modelo de avaliação, não concretizam objectivamente em que consistirá o "novo" modelo que implementarão, caso sejam eleitos. Os sindicatos e movimentos independentes deveriam exigir um verdadeiro compromisso: que todos os partidos dissessem sem margem para duvidas que genero de avaliação de fendem para os professores, não apenas em linhas gerais mas o mais objectivamente possível( quam vai avaliar, se defendem as quotas, a contagem ou não da avaliação para a graduação e para a progressão na carreira, que aspectos irão ser avaliados,etc) . A julgar por factos passados, não me parece que, por exemplo o PSD, caso ganhe as eleições vá facilitar a vida aos professores! Na volta ainda teremos um modelo pior. É claro que não estou a defender o PS mas nesse partido nunca votaria mas também não devemos confiar cegamente nos outros. O spoliticos nunca dizem tudo nos programas eleitorais que é para depois terem margem de manobra. CUIDADO COM
ISSO!

Anónimo disse...

E num compromisso no que diz respeito à precaridade dos professores contratados, ninguém fala? Sou contratado há 9 anos! Disso ninguém fala! Porque será?

Anónimo disse...

100% de acordo com segundo comentário! Não podemos votar neste PS, mas também não passemos um "cheque em branco" aos outros partidos. Exijam compromissos mais pormenorizados e objectivos!

João Norte disse...

Atenção colegas.
Os que são mais velhos lembram-se das propostas da Manuela Ferreira Leita como ministra da educação.A ideia de dividir a carreira já foi dela, e a apregoada avaliação por mérito não é mais do que tentativa de travar a carreira.A direita pretende á privatizar o ensino ou fumentar o ensino privado. Atenção ao já estafado " escolha dos pais".

Desde 01-01-2009


Este blog vale $140.000.00
Quanto vale o seu blog?

eXTReMe Tracker

Estou no blog.com.pt - comunidade de bloggers em língua portuguesa
Twingly BlogRank
PageRank
Directory of Education Blogs

RSSMicro FeedRank Results
Add to Technorati Favorites
Locations of visitors to this page