segunda-feira, 31 de agosto de 2009

OLHA P'RA ELA!

Caro saiu ao País o atraso que provocou no ensino/escola pública, o confronto com os professores, os subsídios albinos e o ordenado que recebeu durante estes quatro anos.



Entrevista
“Paz com professores vai sair muito cara ao país”
Maria de Lurdes Rodrigues diz que a oposição erra ao tentar “comprar a paz com os professores”.

Durante toda a entrevista, Maria de Lurdes Rodrigues manteve a determinação que lhe é reconhecida e que os opositores, nomeadamente os sindicatos, caracterizam de teimosia. A ministra da Educação fez o balanço do mandato e respondeu aos críticos dentro do PS. Quanto às promessas da oposição, avisa: "Estão a comprar a paz com os professores por um preço que o país não pode pagar".

O PSD já disse que se vencer as eleições vai deitar abaixo algumas das suas principais reformas...

Já vimos muitas coisas voltar atrás, com efeitos muito negativos para o país. Procurei conduzir a política educativa ao longo destes quatro anos valorizando e potenciando a herança que recebi. Podíamos simplesmente ter destruído a introdução dos exames no 9º ano, decidida pelo governo anterior. Mas considerámos que era muito importante não ter hesitações nessa matéria. Houve, nos últimos anos, decisões muito importantes de outros executivos que foram decisivas para algumas realizações deste mandato. Se a atitude for "vamos ver o que é que eu consigo destruir do que o meu antecessor fez", isso é muitíssimo negativo e certamente prejudica o sistema educativo que, ainda por cima, tem na memória muitos traços dessas hesitações. Procurei imprimir uma orientação de total respeito pelas heranças que recebi, colocar o interesse do país, dos jovens e das famílias acima de qualquer outro interesse e continuar o caminho daquilo que são grandes consensos.

In Diário Económico.

3 comentários:

Anónimo disse...

Bem, não sei se a oposição perde mais em apoiar os Professores se é o PS em ter apoiado os "albinos"!
Mas sei que o País perdeu (e MUITO!) ao impôr estas reformas descabidas na Escola Pública, em tentar usar os Professores como "bode expiatório", em usar os alunos com uma carga horária inaceitável...Infelizmente, para o PS a educação e a cultura não são prioritárias!... É melhor sairem!!!

Anónimo disse...

Com mais de 30 anos de serviço, a aguentar-me sem vergar a espinha ou fazer de professor adesivo ou su8rfista que aproveita e vai na onda,só posso afirmar que NUNCA vi, nesta longa carreira, tanta incompetência, malvadez, clientalismo, excepto com este (des)Governo que arrasou o Sistema Educativo de alto a baixo e perseguiu com fúria leonina os docentes.E mais acrescento: não podemos esquecer de exigir a Gestão democrática nas escolas e não a continuidade de directores que são autêntcos focos de mal-
estar geral com a s suas rede clientelares a "lamberem as botas".Não sei se os Sindicatos e os Movimentos independentes de professores se estão a esquecer destas novas elites docentes.Se isto não acabar, há muita coisa que vai permanecer.Os Neoliberais do PS que saiam e depressa e levem esta gente para bem longe.Eu quero, ainda,voltar a escolher quem é a pessoa adequada para a minha escola.

Anónimo disse...

Fica provado (como se não estivesse já?) que a única política consistente de Sócrates para a Educação foi diminuir a carga salarial com os professores: retenções de carreira, congelamentos, impedimentos e outras artes...

Desde 01-01-2009


Este blog vale $140.000.00
Quanto vale o seu blog?

eXTReMe Tracker

Estou no blog.com.pt - comunidade de bloggers em língua portuguesa
Twingly BlogRank
PageRank
Directory of Education Blogs

RSSMicro FeedRank Results
Add to Technorati Favorites
Locations of visitors to this page