domingo, 2 de agosto de 2009

PS ANUNCIA NOVA MINISTRA DA EDUCAÇÃO

Este texto/notícia chegou-nos por e-mail sem indicação da fonte. Pela relevância do conteúdo, aqui fica publicado, tal como recebido.

Palpando o terreno, elementos do Partido Socialista acabam de anunciar que, se conquistar a maioria de deputados no Parlamento, o PS designará para Ministra da Educação Isabel Alçada.

Quem é Isabel Alçada?

Isabel Alçada nasceu em Lisboa, a 29 de Maio de 1950. Fez o ensino secundário no Liceu Francês. Ainda estudante, trabalhou no Centro de Formação e Orientação Profissional PSICOFORMA. Licenciou-se em Filosofia, na Faculdade de Letras de Lisboa.

Tendo ingressado nos quadros do Ministério da Educação, tornou-se professora de Língua Portuguesa e de História, no antigo Ensino Preparatório (hoje 2º ciclo do básico).

Juntamente com Ana Maria Magalhães escreveu as histórias da colecção juvenil «Uma Aventura» publicadas pela editora «Caminho», numa parceria que se iniciou em 1982.

No início dos anos 80 e na Universidade de Boston dos EUA ( a mesma que Valter Lemos frequentou) concluiu o mestrado em Ciências da Educação.

Faz hoje parte dos quadros da Escola Superior de Educação de Lisboa.

Dizem os que a conheceram que, a seguir ao 25 de Abril, era simpatizante do PCP. Depois, transitou para o PS. E faz hoje questão de acentuar que é amiga de José Sócrates. É, pois, nos dias que correm, o que se designa por uma «girl» do PS/Sócrates.

No ano lectivo 1995/1996 foi nomeada pelo ministro da Educação coordenadora do grupo de trabalho encarregado de conceber a rede de bibliotecas escolares. E no ano lectivo de 1996/1997 foi nomeada para coordenar a equipa encarregada de estudar a problemática do livro escolar. Em Janeiro de 2001 assumiu o cargo de Administradora da Fundação de Serralves, em regime de voluntariado.

Em 2006, foi designada Comissária do Plano Nacional de Leitura, iniciativa dos ministérios da Educação e da Cultura, assim como do ministro dos Assuntos Parlamentares, Augusto Santos Silva.

O que se poderia esperar de Isabel Alçada como ministra da Educação?

A defesa da escola lúdica, isto é, do aprender brincando (e não trabalhando). Essa foi a formação dos mestres de Boston.

Além disso, podemos antever o proseguimento do clima de degradação na formação dos futuros professores, na linha do que vem acontecendo nos últimos anos com muitos dos saídos das ESES.

E como se não bastasse, a continuação das desgraçadas políticas que criaram o caos nas escolas e a degradação do ensino público.

2 comentários:

celeste caleiro disse...

Primeiro teria que ir dar umas aulitas, conhecer o ambiente das escolas verdadeiras, e não cozinhadas para as recepções ministeriais, pois já deve estar desactualizada, com tantas coisas que andou a fazer ao mesmo tempo...e o dinheiro que deve ter ganho!
Depois dava-se-lhe tempo para pensar se estaria disposta a ser ministra, com toda a contestação que vai ter que enfrentar, se isto não muda...Finalmente, após ter ficado sem inspiração para novas histórias cor-de-rosa, ela própria iria recusar.

woohoo disse...

~uma aventura no minstério da educação~

Desde 01-01-2009


Este blog vale $140.000.00
Quanto vale o seu blog?

eXTReMe Tracker

Estou no blog.com.pt - comunidade de bloggers em língua portuguesa
Twingly BlogRank
PageRank
Directory of Education Blogs

RSSMicro FeedRank Results
Add to Technorati Favorites
Locations of visitors to this page