sexta-feira, 4 de setembro de 2009

COMUNICADO CONJUNTO DO MUP, APEDE E PROMOVA



COMUNICADO CONJUNTO DO MUP, APEDE E PROMOVA

Na passada 4ª feira, dia 2 de Setembro, os Movimentos Independentes de Professores, APEDE, MUP e PROMOVA, e outros activistas que se têm envolvido neste processo de luta, estiveram reunidos para debaterem e tomarem uma posição conjunta sobre as iniciativas de luta a desenvolver no mês de Setembro. Do debate realizado, e após uma reflexão e troca de ideias conjuntas que teve como preocupação fundamental a manutenção da matriz essencial dos Movimentos de Professores, que é a sua independência, e a ponderação de diversos outros factores (aspectos de logística, mobilização, etc.) resultou a decisão, que agora se anuncia, da realização de uma MANIFESTAÇÃO DE PROTESTO DOS PROFESSORES, que irá decorrer, em simultâneo, em três locais distintos (Assembleia da República, Ministério da Educação e Palácio de Belém), no dia 19 de Setembro, às 15:00 horas, para que, de uma forma simbólica, articulada e original, os professores possam manifestar o seu veemente repúdio pelas políticas educativas em curso, deixando muito clara a sua disposição para continuarem a luta, caso o futuro governo, seja ele qual for, não concretizar as mudanças que temos vindo a exigir, constantes no "COMPROMISSO EDUCAÇÃO". Os detalhes organizativos e de pormenor sobre a concretização destas iniciativas serão comunicados em breve.

Apelamos a todos os colegas para que divulguem e participem activamente nesta jornada de luta, no dia 19 de Setembro, que mostrará, uma vez mais, que os professores têm memória, não desmobilizam e continuam decididos e firmemente empenhados na sua luta cívica em defesa da Escola Pública e de um Ensino de qualidade.

APEDE (Associação de Professores e Educadores em Defesa do Ensino)
MUP (Movimento para a Mobilização e Unidade dos Professores)
PROMOVA (Professores Movimento de Valorização)

18 comentários:

mario silva disse...

A divulgação dos horários nas escolas está a comprovar que estão a ser usados como instrumento de retaliação. Agora é que a resiliência dos não alinhados vai ser posta à prova…

Anónimo disse...

Este comunicado conjunto do MUP, APEDE e PROMOVA está excelente! Muito bem pensado! Os colegas responsáveis estão de Parabéns, não só por nunca terem desistido da luta contra a sinistra, como pela motivação que têm transmitido a todos nós.
Que o vosso esforço seja recompensado, estando o maior número de docentes no próximo dia 19!
Abraço.

primeirofax disse...

http://primeirofax.wordpress.com/2009/09/04/voto-util-contra-o-ps-de-socrates-no-alentejo/

Cristina Ribas disse...

Lá estaremos!
Uma vez mais a marcar presença!

Anónimo disse...

Esclareçam-me: então foi cancelada a manisfestação prevista para dia 12 de Setembro? Já não se vai realizar neste dia?

Anónimo disse...

Dia 12 há uma manifestação que congrega vários movimentos cívicos e forças sociais organizada por uma Plataforma de Intervenção Cívica.

JotaB disse...

Professor Ilídio Trindade
Deverá esclarecer todos aqueles que lhe colocam a questão:
- Que é feito da manifestação do dia 12de Setembro?
Tem o dever de dar uma explicação, ou acha que aqueles que o lêem não o merecem?

ILÍDIO TRINDADE disse...

A Manifestação de dia 12 de Setembro é uma manifestação alargada, de carácter cívico, com a participação de diversos movimentos sociais e classes profissionais, que acabou assumida pela Força Emergente.
Tal como consta do comunicado conjunto, houve, por diversas razões, a necessidade de transferir a Manifestação de Professores para o dia 19 de Setembro.

celeste caleiro disse...

Vamos lá, comecemos a organizar as viagens! É importante continuar a mostrar o nosso desagrado sobre o estado da educação...venha quem vier! O que prometerem, têm que cumprir e nós estaremos sempre atentos.

Cristina Ribas disse...

Ilídio!
O dia 19 acabou por ser um bom dia para a manifestação. Já começaram as aulas, mais professores foram colocados, há mais contacto entre colegas e, por isso, maior probabilidade de irem mais pessoas!
Calhou assim mas calhou bem!
E a nossa determinação tem que se manter!
Um abraço

Ana Maria Neves disse...

Tenho dificuldade em perceber a utilidade de uma mini manifestação em periodo eleitoral.
Os 140.000 professores das manifestações anteriores não merecem o aproveitamento politico e achincalhamento a que vão estar sujeitos.
Vai ser um gozo e Sócrates vai-se rir nas nossas caras.
Enfim ...

Cristina Ribas disse...

Ana!

Eu é que não estou a entender.
É professora?
Esteve nas outras manifestações?
Se não esteve tem toda a razão porque se não tiveram sentido as outras esta também não tem mas se esteve nas outras, também foi manipulada politicamente e achincalhada?!... E não foi achincalhada ao longo de todos estes anos em que Sócrates fez governo? Que razões tinha Sócrates para o fazer? Sócrates precisa de razões para achincalhar alguém? Precisa sim. Desculpe. Precisa que discordem dele!

Mas então isso não entendo como achincalhamento, entendo como um elogio, como uma forma de dar a entender que alguma coisa faz mossa...

Só será mini manifestação se quisermos que assim seja! Qual é a diferença entre esta manifestação e a de 30 Maio, ambas uma semana antes das eleições? Só vejo esta forma de luta como mais uma no caminho que temos percorrido! E devemos dizer presente, sim! E tudo devemos fazer tanto para desgastarmos a imagem do governo como para dizer ao próximo governo que estamos aqui! Que não desistimos, que não deixámos de lutar, que a luta pela educação não tem fim!

Se é professora e se as outras manifestações tiveram sentido, conto consigo também nesta para que possa ser um pouco menos mini e um pouco mais maxi!

ILÍDIO TRINDADE disse...

A MANIFESTAÇÃO DE DIA 12 FOI CANCELADA!

A manifestação de dia 12, que a Força Emergente acabou por assumir, foi cancelada.

DIA 19... TODOS A LISBOA!

margarida soares franco disse...

CRISTINA, subscrevo na totalidade o que dizes.É tudo verdade e só não vê quem é cego.

Sócrates vai-se rir, como a Ana escreve, porque é parvo, tal como o está a ser com o que agora resolveu dizer dos professores, para caçar votos. Mas engana-se....os professores não são BURROS, nem se ESQUECEM do que ele fez!!!

Vamos em frente, com os movimentos, no dia 19 !!!!!!!!!!!!!

caas59 disse...

Não era melhor juntarmo-nos todos no mesmo local do q nos dispersarmos por 3 locais separados por quilómetros ??? A imagem que vai passar nas TV's será de vários milhares em cada uma; mas todos juntos o impacto é muito maior que a soma das partes !!! Proponho uma só concentração em Belém, em frente da residência oficial do Presidente da Républica, até pelo simbolismo: é, constitucionalmente, o último garante da vontade do povo...
Ministério da Educação? Não funciona!
Assembleia da República? Encerrada para balanço!
O PR mantém-se ao serviço da nação!

Jota disse...

Professor Ilídio Trindade,

Quer-me parecer que as Vossas preocupações estão apenas direccionadas para os problemas dos professores.

Deixo-lhe estas perguntas:

Acha que basta acabar com os problemas na Educação para termos um país mais justo, sem corrupção?

Se calhar a sua resposta é sim, por isso resolveu realizar uma manifestação só com professores, deixando de parte manifestação de 12 de Setembro e grande parte do seu conteúdo.

Nós somos todos portugueses e não são só os professores que têm problemas.

Compreendo as Vossas revindicações, mas só os oiço falar nos professores que já dão aulas há anos, raramente os oiço falar nos professores que querem dar aulas e não são colocados, com ou sem avaliação (são milhares de licenciados sem emprego)!

Por último quero também dizer-lhe que não foi a Força Emergente que cancelou a manifestação de dia 12 e a Força Emergente não assumiu essa manifestação.
Esta manifestação foi organizada pela Plataforma Cívica, que como sabe e como disse congrega vários movimentos e tem vários apoiantes independentes.

Anónimo disse...

Estou Aposentado mas estou convosco porque entendo que a actual "Educação" foi colocada ao nível rasteiro da qualificação "académica" deste primeiro-ministro que espero, seja afastado do des-Governo para frequentar as Novas Oportunidades, no curso de Nível III Técnico de Comunicação - Marketing
A Bem de Portugal

Anónimo disse...

Queria aqui felicitar todos os Movimentos Independentes pela determninação que têm demonstrado. Esperemos que o dia 27 traga os frutos desejados por todos os que têm mantido uma atitude coerente e pro-activa.
Parabéns e boa sorte.

Desde 01-01-2009


Este blog vale $140.000.00
Quanto vale o seu blog?

eXTReMe Tracker

Estou no blog.com.pt - comunidade de bloggers em língua portuguesa
Twingly BlogRank
PageRank
Directory of Education Blogs

RSSMicro FeedRank Results
Add to Technorati Favorites
Locations of visitors to this page