quinta-feira, 24 de setembro de 2009

A ESCOLA REAL

E-mail acabadinho de chegar. Assusta, mas só se surpreende quem não está nas escolas.

A direcção violou pelo menos alguns dos princípios gerais de ética mencionados no artº 5º ao retirar do cargo um coordenador competente eficiente e dinâmico substituindo-o por alguém impreparado para o cargo (embora não esteja em causa a pessoa escolhida).

É o que faz andar à procura das competências dos representantes dos Encarregados de Educação... encontram-se outras coisas.

É muito triste sentir a degradação das condições de trabalho, ver a insatisfação a generalizar-se e a avolumar-se, sentir esta tentativa de nos "formatar", de nos condicionar... A pressão aumenta e, com o
stress que vi hoje (3 pessoas a chorar num grupo de 11), não tarda temos os professores todos no manicómio.

Quem foi a Lisboa uma série de vezes não se importa de fazer outras coisas desde que os professores estejam unidos!




Decreto-Lei n.º 75/2008 de 22 de Abril

[...]

Artigo 5.º

Princípios gerais de ética

No exercício das suas funções, os titulares dos cargos previstos no presente decreto-lei estão exclusivamente ao serviço do interesse público, devendo observar no exercício das suas funções os valores fundamentais e princípios da actividade administrativa consagrados na Constituição e na lei, designadamente os da legalidade, justiça e imparcialidade, competência, responsabilidade, proporcionalidade, transparência e boa fé.

3 comentários:

Nini disse...

Não sei a origem do email, mas poderá ser da escola Neves Júnior em Faro - é, ipsis verbis, o retrato fidelíssimo do que se lá passa!!! São destituídos docentes (sem qualquer forma de comunicação) e substituídos por outros que nem pertencem ao quadro do agrupamento!!!!!!!! O poder dado a guardadores de vacas e de porcos resulta no ressurgimento de autênticos GULAGs!!!!!!

Anónimo disse...

Li o mail. Creio ser da máxima importância explicar a algumas pessoas, colegas, o real significado de ÉTICA!...
Realmente, só quem não conhece a realidade das escolas é que poderá ficar surpreso...

mario silva disse...

Nada se tem falado do clima que está nas escolas, mas garanto que já houve muita raiva exprimida, muita represália através dos horários e ainda não terminou por causa da expectativa pós-27/09...

Desde 01-01-2009


Este blog vale $140.000.00
Quanto vale o seu blog?

eXTReMe Tracker

Estou no blog.com.pt - comunidade de bloggers em língua portuguesa
Twingly BlogRank
PageRank
Directory of Education Blogs

RSSMicro FeedRank Results
Add to Technorati Favorites
Locations of visitors to this page