sexta-feira, 25 de setembro de 2009

O VOTO ÚTIL É UMA QUESTÃO DE VIDA OU MORTE

Neste momento, e ainda que eu saiba que elegemos deputados e não um PM, só há efectivamente duas pessoas em Portugal em condições de o serem: a MFL e o JS. Não votar num é, automaticamente, mais um voto no outro. As escolhas são feitas em função das nossas convicções e das nossas prioridades. A minha convicção é a de que Portugal não pode continuar este antro de porcaria, esta cloaca de indigências. Assim, a minha prioridade é tirar o poder a Sócrates e aos seus acólitos. O que vier depois, resolve-se depois. Como dizia uma colega minha da escola que tinha decidido fazer voto útil: é uma questão de vida ou de morte.

Também tenho a percepção de que, qualquer que seja o resultado de domingo, há um ciclo que se fecha: o da maioria absoluta, seja a que existe, seja uma outra. E é assim que se deve aprender a viver em democracia, obrigando-nos e sermos obrigados a ouvir os outros. Como eu gostava que na política imperasse o bom senso e as propostas fossem aprovadas ou rejeitadas pelo seu mérito e não pela cor política. Mas infelizmente não é o que acontece.

Eu vou votar PSD e não partilho dos medos do papão da direita. Nunca fomos tão agredidos na nossa dignidade pessoal e profissional como nestes últimos 4 anos, nem pouco mais ou menos... Não esquecendo o passado, não o uso em benefício do apelo ao voto numa cor política, porque a fazê-lo então fá-lo-ia com TODOS. Porque se não concordei com algumas medidas de um governo anterior, também não concordo com o regime norte coreano que outros defenderam/defendem, por exemplo. E a utilização do passado como descupabilização tem sido uma das técnicas de JS: a culpa nunca é dele, foi sempre dos outros, eles é que fizeram mal. As crianças também utilizam esse tipo de argumentação, mas depois crescem...

Eu não tenho nenhum medo da direita no poder, é muito mais controlável e controlada que a esquerda já que esta tende a ser mais "desconfiada" e interventiva aquando na oposição. Nem tenho receio nenhum de uma coligação com o CDS, as políticas de educação que defendem são das que mais se aproximam ao que penso e defendo. Nunca a direita fez em Portugal o que esta gente que se assume de esquerda fez, Por exemplo, o governo PSL que nem aqueceu o lugar. E não fez nem um décimo das m*** que este JS fez!

Penso que chegou a hora de deixarmos de votar num partido com a mesma fé com que defendemos a cor do nosso clube, ainda que ele jogue mal e tenha feito péssimas opções. O voto tem te ser esclarecido, racional e de acordo com o que vivemos e queremos.

Quantos de nós/vós leram as propostas para a educação? Por exemplo, quanto de vós querem uma agência externa para nos avaliar, sem saber sequer como vão ser os critérios para definir os mais capazes? Ainda ontem ouvi esta proposta. Não vos cheira a mais do mesmo?

Ainda temos dois dias para nos informarmos, interrogarmos, pensarmos, decidirmos.

Para terminar, não defino os meus amigos em função das suas cores, quaisquer que elas sejam. Mas também nunca gostei que mo fizessem. Prezo muito a independência, a liberdade e não convivo bem com fundamentalismos. No domingo irei estar com pessoas que, independentemente da cor política, se respeitam e têm uma visão comum do que não querem: mais 4 anos de uma maioria JS.

Que domingo seja para todos o início de um novo ciclo, que ninguém se demita de participar nele de forma convicta, atenta e empenhada, são os meus votos.

A.S.

3 comentários:

Fir disse...

A expressão "voto útil" é um enorme disparate linguístico. Chamamos "voto útil" ou voto no PS ou no PSD. Se tivermos em conta o que e outro têm feito quando estão no poder, a expressão "voto inútil" seria bem mais apropriada.
Não há que ter medo do papão da direita. Pois não. Mas há que ter memória. A MFL foi boa Ministra da Educação? Defendeu os professores?
Enfim, cada um vota no que quer.

Anónimo disse...

Cada um vota no que quer, é verdade.
Mas que este Primeiro Ministro tem uma grnde lata, lá isso tem. Eu também não acredito em nhenhum deles, porque eles são sempre os mesmos, só desistem quando morrem ou então procuram bons tachos e boas reformas e quem é honesto que pague para isso tudo.
Apesar disso, domingo tenho de votar para contribuir para a derrota do PS. Mudar de visual faz bem à Alma. Não gosto de pessoas que acham que sabem de tudo e nunca admitem que possam errar.

Manuela Santos disse...

Concordo e aplaudo! E digo mais: "Yes! We can!"

Desde 01-01-2009


Este blog vale $140.000.00
Quanto vale o seu blog?

eXTReMe Tracker

Estou no blog.com.pt - comunidade de bloggers em língua portuguesa
Twingly BlogRank
PageRank
Directory of Education Blogs

RSSMicro FeedRank Results
Add to Technorati Favorites
Locations of visitors to this page