quinta-feira, 3 de setembro de 2009

VIGÍLIA PELA LIBERDADE DE IMPRENSA

.

Quem puder, participe na Vigília pela Liberdade de Imprensa, amanhã, sexta-feira, 4-9-2009, pelas 20 horas, em frente da TVI, na Rua Mário Castelhano, n.º 40, Queluz de Baixo. E divulgue a inicitiva nos blogues, redes sociais e e-mail.

A
decisão, de hoje, 3-9-2009, da administração da Media Capital/TVI de cancelar o “Jornal Nacional de Sexta” da TVI, dirigido por Manuela Moura Guedes, justifica novamente a campanha de solidariedade com a informação da TVI, que aqui, e no Facebook, lançámos no final de Maio. Esta decisão, na véspera das eleições legislativas, cumula uma política de controlo dos media e de perseguição da liberdade de expressão pelo Governo do Partido Socialista, que definiu como adversário último a independência editorial da TVI, tentou a sua compra pela estatal PT, movimentou-se para a alteração da estrutura accionista, expulsou o director-geral José Eduardo Moniz, influencia a restrição sobre as notícias da estação sobre Sócrates, e, agora, elimina o Jornal Nacional de Sexta, motivando a demissão dos seus directores e o repúdio da redacção.

É altura de resistir e conjurar a resistência face à domesticação da informação e perseguição das liberdades públicas. A liberdade não se adia.

6 comentários:

caas59 disse...

E eu que ajudei a que fossem para lá... peço perdão de todos!!! e peço a todos que escolham o partido que bem entenderem, excepto o PS!!! mas vão votar, não fiquem em casa; a abstenção só os ajuda a permanecerem no lugar. Como professor estou revoltado porque me achincalharam e como cidadão estou pronto a lutar pela liberdade e pela pluralidade de opinião e de escolha. Fi-lo antes do 25/Abril, fá-lo-ei novamente!!!

Anónimo disse...

Pelo que li, conclui que novas informações sobre o caso Freeport deveriam ser reveladas nesta 6ª feira, na TVI... o que veio incomodar muita gente! E todos sabem quem incomoda!
Pois quem tem então poder para mandar cancelar um programa?!?...Parece que tudo se encaixa...
Isto é realmente MUITO GRAVE! Limitar a liberdade de imprensa é voltar a uma DITADURA!
Portugal teve este regime durante demasiado tempo. Não podemos permitir que, em vez de darmos passos em liberdade e confiança no futuro, este País retroceda e caia nas garras de controladores sem escrúpulos.
Atenção! Estamos muito a tempo de escolher um governo com uma Democracia séria e verdadeira. Não podemos cruzar os braços! Temos que agir enquanto há alguma liberdade. No próximo dia 27 é importante votarmos em consciência, sem medo e escolher um governo que não nos coloque o cabresto! Deponde de nós!
Seria bom que TODOS pensássemos nisto e agíssemos!

Anónimo disse...

O Moniz ficou milionário com a saída da TVI. E é óbvio que a Moura Gedes esperou que a despidissem em vez de sair pelo seu próprio pé (as indemnizações não devem ser poucas!)
E agora vai o MUP fazer uma vigília e acender uma velinha en nome destes 2 desgraçados?

Liberdade de imprensa??? Foi o Pedro Santana "Sócrates" que expulsou o Prof Rebelo de Sousa da TVI? Pois, pois...

O que sei, é que até agora os "bons" professores queixavam-se de não serem distinguidos dos "maus" professores (como em todas as profissões, há bons e maus), e quando se propõe avaliações, é o fim do mundo! Mas afinal quem tem medo de ser avaliado? Eu estou rodeado de professores "bons" que estão a favor das politicas do governo por serem mais justas e que sabem reconhecer que este governo está a investir nas condições e infraestruturas, mais dos que qq outro governo anterior (mas isso não conta para quem só quer dizer mal).

Anónimo disse...

O anónimo das 14.24h é, sem margem para dúvida, um dos que come da mangedoura do Orçamento do Estado, para o qual somos todos obrigados a contribuir.

Esta cambada de políticos corruptos que só pensa em ganhar eleições para encher o próprio bolso e fazer uns recados aos tecnocratas da UE e às grandes empresas (que lhes financiam as campanhas políticas e lhes arranjam tachos e avenças no sector privado) tem de ser corridos desta tasca em que se tornou Portugal.

Como disse, uns dias atrás, Medina Carreira, na SIC Notícias: Temos de correr com "essa gente".

Anónimo disse...

O caso Freeport e o caso TVI/MMG são demasiado graves e a verdade do meus conduziria invariavelmente a alterações nos resultados eleitorais.

Por esta razão, quem de direito, devia exigir uma resposta atempada aos mesmos (em data anterior ás eleições).

Anónimo disse...

Resposta ao anónimo das 15:55 do dia 4:

> O anónimo das 14.24h é, sem margem para dúvida, um dos que come da mangedoura do Orçamento do Estado.
Longe disso! Muito longe disso! Ganho pouco mais que o salário mínimo e não tenho metade das regalias de um funcionário público. Agora não vou culpar este governo em particular por aquilo que TODOS os governos desde que nasci não fizeram... Se eu visse que Portugal estava no bom caminho antes do Sócrates entrar, dava razão às queixas. Infelizmente, não é verdade. Acho que o Sócrates fez o que podia dentro do que lhe era possível fazer.

Quanto ao resto do que o Anónimo disse, concordo plenamente, desde que se refira a TODA a classe política e não apenas do PS.
Não tenho cor política nem tenho afinidades com nenhum partido. Só quero que o dinheiro público seja que gerido e bem investido.

O "Anónimo das 14h24" ;)

Desde 01-01-2009


Este blog vale $140.000.00
Quanto vale o seu blog?

eXTReMe Tracker

Estou no blog.com.pt - comunidade de bloggers em língua portuguesa
Twingly BlogRank
PageRank
Directory of Education Blogs

RSSMicro FeedRank Results
Add to Technorati Favorites
Locations of visitors to this page