domingo, 13 de setembro de 2009

VOTO ÚTIL

Face às medidas tomadas pelo governo de José Sócrates contra os professores, conjugadas com as ofensas constantes da sinistra ministra da Educação e seus maquiavélicos secretários de Estado, urge, da parte dos docentes portugueses e seus familiares a tomada de uma posição radical nas eleições legislativas de 27 de Setembro: não votar no PS.

Com efeito, independentemente da ideologia de cada um de nós, existem, à direita e à esquerda, várias alternativas à actual maioria socretina. Contudo, face ao sistema eleitoral português, nem todos os votos contribuem para eleger deputados, em especial nos círculos mais pequenos.

Por esse motivo, é importante que o nosso voto, em 27 de Setembro, seja o mais eficaz para derrotar o PS nos 22 círculos eleitorais (20 no território nacional e 2 da emigração).

Com esse objectivo, analisei os resultados das eleições legislativas de 2005 e das europeias de 2009: as primeiras por serem as anteriores eleições da mesma natureza; as segundas, por serem bastante recentes.

A parte teórica do estudo encontra-se no documento Word anexo, enquanto que a análise dos resultados eleitorais se encontra na folha de Excel anexa. No final de ambos, existe uma tabela onde, com base nessa análise, se mostram, em cada círculo eleitoral, o(s) partido(s) da actual oposição que pode(m) eleger deputados e com que grau de probabilidade.

Há muito tempo que tinha ideia de fazer este estudo, mas achei melhor fazê-lo já perto das eleições. Sei que o colega “Fafe” (editor do blogue “Primeiro Fax”) realizou um estudo semelhante. Este não pretende ser concorrente; é apenas paralelo. Em todo o caso, é mais uma perspectiva sobre a questão. Por isso, agradecia que o divulgassem aos colegas: nos vossos e noutros blogues, aos vossos contactos e, até, eventualmente, imprimi-lo para outros colegas. E, já agora, a todos (professores ou não) que queiram acabar com o (des)governo socretino.

Claro que cada um é livre de votar da forma que entender: por convicção ou de forma estratégica. Este estudo destina-se apenas a fornecer informação sobre os efeitos mecânicos do seu voto (ou seja, aqueles que estão ligados à mecânica do sistema eleitoral) a todos aqueles que desejem votar com o objectivo supremo de derrotar Sócrates, Milú e Cª.

Por mim, desde que não votem no PS, tudo bem!

Jorge Martins

(Professor de Geografia da Escola Secundária Rodrigues Lobo, em Leiria, membro dos órgãos sociais da APEDE e mestrando em Ciência Política na Universidade Nova de Lisboa)







1 comentário:

Antonio Jose Rodrigues Cruz disse...

Acho que há um erro relativamente ao BE em Aveiro, pois tem já garantido à partida, um deputado. Isto porque nas últimas eleições apenas faltaram pouco mais de 100 votos, nas europeias a votação cresceu e haverá mais um deputado eleito neste círculo eleitoral.

Desde 01-01-2009


Este blog vale $140.000.00
Quanto vale o seu blog?

eXTReMe Tracker

Estou no blog.com.pt - comunidade de bloggers em língua portuguesa
Twingly BlogRank
PageRank
Directory of Education Blogs

RSSMicro FeedRank Results
Add to Technorati Favorites
Locations of visitors to this page