quarta-feira, 14 de outubro de 2009

MAIS, MELHORES... E ESTATÍSTICAS

Até parece que a senhora ficará na História como a melhor ministra da Educação. O faz-de-conta nunca mais acaba!

Nacional


Portugal "tem agora mais alunos e melhores escolas", diz ministra

A ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, disse hoje que em quatro anos e meio Portugal passou a ter "mais alunos, menos abandono, melhores resultados e melhores escolas".

Questionada pelos jornalistas sobre o balanço que faz dos quatro anos e meio que passou à frente da pasta da Educação, a governante acrescentou que deixa também "escolas novas e mais de 400 centros escolares em construção ou já aprovados, mais estabilidade para os professores, escola a tempo inteiro, cursos profissionais e centros de novas oportunidades".

A ministra recusou, no entanto, responder quando lhe perguntaram se fará parte do próximo Governo.

Questionada ainda sobre os melhores resultados dos alunos do ensino privado nos exames nacionais, a Ministra disse que este tipo de comparações é um método de avaliação das escolas "limitado".

"Temos hoje melhores resultados no ensino básico, mais alunos no sistema, muitos deles conquistados ao abandono escolar e que já estavam fora da escolaridade obrigatória e mais alunos a entrar no ensino superior", afirmou.

Maria de Lurdes Rodrigues defendeu que as listas que ordenam as escolas segundo os resultados dos alunos nos exames são insuficientes para se fazer a avaliação da política educativa e, sobretudo, do trabalho dos estabelecimentos de ensino porque não levam em conta vários indicadoores que considera importantes, como os projectos de cada escola ou a participação de alunos em concursos de informática, física ou matemática.

"Os rankings encerram, apenas, uma seriação com base em alguns exames", assinalou, referindo ainda que entre a primeira e a 14.ª escola de uma lista, por exemplo, há apenas uma diferença de algumas décimas.

Maria de Lurdes Rodrigues falava aos jornalistas em Cabeceiras de Basto, no final da inauguração de um novo centro escolar, uma cerimónia em que participaram os dirigentes do estabelecimento de ensino e da Direcção Regional de Educação do Norte e o presidente da Câmara local, o socialista Joaquim Barreto. O novo centro escolar custou 3,8 milhões de euros, pagos pelo Governo e pelo Município.

Na cerimónia, a ministra lembrou que foram já concluídos mais de 100 centros escolares e enalteceu o esforço de autarquias como a de Cabeceiras de Basto, onde foram encerradas 28 escolas básicas.

In Jornal de Notícias.

Sem comentários:

Desde 01-01-2009


Este blog vale $140.000.00
Quanto vale o seu blog?

eXTReMe Tracker

Estou no blog.com.pt - comunidade de bloggers em língua portuguesa
Twingly BlogRank
PageRank
Directory of Education Blogs

RSSMicro FeedRank Results
Add to Technorati Favorites
Locations of visitors to this page