sábado, 31 de outubro de 2009

SESSÃO PÚBLICA DE DEBATE E REFLEXÃO PROMOVIDA PELO PSD

O Grupo Parlamentar do PSD enviou-nos o convite para um debate e refelexão sobre os problemas do sistema de ensino, convite que agradecemos e presença que asseguramos.

Publicamos aqui esse convite para que todos os colegas tenham conhecimento da iniciativa e porque se trata de um sinal importante no actual contexto da luta de professores por uma escola de mais qualidade e uma carreira mais digna.

Os colegas que queiram fazer chegar as suas ideias, preocupações, problemas e/ou soluções poderão enviar-nos as suas sugestões por
e-mail ou apresentá-las nos comentários a esta entrada.


CONVITE


O actual contexto parlamentar abre novas perspectivas de devolução de um clima de paz e estabilidade às nossas escolas.

Assim, tendo em vista a busca de respostas para a solução do impasse e dos problemas que enfermam o sistema de ensino, o Grupo Parlamentar do PSD irá promover uma sessão pública de debate e reflexão, na próxima quarta-feira, dia 4 de Novembro, pelas 10.30h, no Auditório do Edifício Novo da Assembleia da República, com o seguinte programa:

10.30h – Intervenção inicial:

- Prof. Doutor Santana Castilho

11.00h – Debate com a participação de agentes representativos do sector

12.30h – Encerramento:

- Dr. José Pedro Aguiar Branco

Para o sucesso desta iniciativa, muito contribuirá a presença e intervenção de todas as personalidades e entidades com responsabilidades no sistema educativo.

Consequentemente, muito gostaríamos de poder contar com a vossa presença.


Com os melhores cumprimentos.


O Presidente do Grupo Parlamentar do PSD

(José Pedro Aguiar Branco)

6 comentários:

Anónimo disse...

O mais urgente é acabar com a divisão da carreira!
Também há professores (não titulares) com muitas capacidades que estão subaproveitados...

celeste caleiro disse...

Concordo que é urgente acabar com a divisão de carreira. Por mim, pelo que tenho experienciado, prefiro ensinar. Já me basta ter que avaliar alunos. Nem me sinto capaz de avaliar colegas...acho que era uma traição a mim própria. Aliás, estamos a chegar a um ponto em que o ideal seria formar professores só para ensinar, e outros só para avaliar, de tal maneira é a quantidade de papeis "necessários" para desempenhar a função...Eu só quero mesmo ensinar, deixem-me ser professora.

Anónimo disse...

Gostava de enviar um comentário que já escrevi neste blog e que infelizmente nunca foi discutido nem pelos sindicatos , nem pelos movimentos dos professores. Refiro-me aos educadores de infância e professores do 1º ciclo que não usufruiram de redução de horário na componente lectiva, porque vinham para a aposentação mais cedo e agora são penalizados em relação aos outros níveis de ensino com os mesmos anos de serviço.
Junto envio comentário detalhado:

E a injustiça sobre os educadores e professores do 1º ciclo que têm mais de 40 anos de idade e mais de 10 de serviço e não têm redução na carga lectiva, como têm os professores do 2º, 3º ciclos e secundário?
Sabiam que os educadores e professores do 1º ciclo que já têm mais de 27 anos de serviço se estivessem nos outros níveis de ensino tinham redução de 8h lectivas?
Sabiam que os educadores e professores do 1º ciclo não tinham redução lectiva porque vinham para a aposentação aos 52 anos de idade e com 32 de serviço ou 55 anos de idade e 30 de serviço, por motivo da monodocência? - Daqui resulta que quem tenha, por exemplo, 28 anos de serviço em 2009, tenha que manter-se em actividade lectiva até aos 65 anos de idade.
Sabiam que aos colegas dos outros ciclos aumentaram-lhe 5 anos? (Antes tinham direito à reforma, por inteiro, aos 60 anos ; agora irão até aos 65anos). Aos educadores e professores do 1º ciclo aumentaram 10 anos.
Sabiam que um coordenador do J.I./E.B1 além do trabalho pedagógico com a sua turma tem de gerir todo o funcionamento da escola: funções burocrático-administrativas; reuniões (pais, autarquia, docentes e não docentes); componente social (almoços-ementas e prolongamento), plano de contingência, plano de emergência, funcionamento de todo o pessoal da instituição, programar/planear e acompanhar as actividades extracurriculares, inventário do material da instituição...
Sabiam que :

Aposentação de Docentes em Regime de Monodocência


A Assembleia da República aprovou ontem, dia 25 de Junho, o Projecto de Lei n.º 663/X ("Institui um regime especial de aposentação para educadores de infância e professores do 1.º ciclo do ensino básico do ensino público em regime de monodocência que concluíram o curso de magistério primário e educação de infância em 1975 e 1976") e o Projecto de Lei .º 764/X, sobre "Regime especial de aposentação para os educadores de infância e professores do 1.º ciclo do ensino básico do ensino público, em regime de monodocência possuindo, em 31 de Dezembro de 1989, 13 ou mais anos de serviço docente".
O SPGL e a FENPROF congratulam-se com a aprovação unânime destes diplomas.

Agora pergunto: Por que é que em 25 de Junho/2009, a Assembleia da República reconhece que desta forma repõe alguma justiça e não o reconhece para aqueles que em 2009 já têm mais de 25 anos de serviço, de descontos por inteiro e de 50 anos de idade?

Será que este Projecto de Lei n.º 663/X foi para favorecer algum político ou familiar e daí ter beneficiado aqueles que se enquadrassem?

Obrigada

A educadora

Fátima Ribeiro

Anónimo disse...

Espero que a lucidez impere e se perceba que o cerne de todas as perversões no sistema e ambiente educativos é a malvadez das 2 categorias! É a situação mais atroz e injusta da carreira docente ( pelo menos de há 30 anos para cá) e é tudo por causa desta medida "inteligentíssima" q tudo o resto sucede. Espero q se saiba explicar o conteúdo das categorias para q se perceba onde está a iniquidade!Concluindo acabe-se já com as 2 categorias. E POR FAVOR, q ninguém se atreva a falar de "direitos adquiridos" porque isso seria considerar os Professores mentecaptos, seria tentar deitar areia para os nossos olhos. Todos sabemos para onde foram deitados, pelo governo socretino, os direitos adquiridos na nossa carreira , para n falar da extinção de categorias noutras classes profissionais e onde as tutelas n invocaram esse slogan.

Anónimo disse...

À Educadora Fátima Ribeiro,

Sabia que a redução a que se refere é transformada em aulas de substituíção? Ou seja, na prática mais aulas lectivas que não contam para nada a não ser para o cansaço dos professores.

É verdade que na monodocência não têm redução na componente lectiva, mas os professores do 1º ciclo têm uma turma, ou seja 30 alunos, no máximo. Nós temos 7 e 8 turmas, mais de 150 alunos, portanto cara colega do 1º ciclo, uns têm umas compensações outros terão outras.

Actualmente, creio que em ciclo nenhum há compensações eje para quem for...

Não tenha por isso pena de não ser prof. do 2º, 3º ciclos porque estes profs estão sbcarregados de trabalho.

Anónimo disse...

Colega das 22.o8:
O meu comentário tinha apenas como finalidade alertar para uma situação que eu acho injusta devido ao facto de os professores dos outros ciclos, que têm o mesmo tempo de serviço e idade continuarem a ter redução lectiva e nós nunca a tivemos porque tínhamos o regime de monodocência.
Não gostava de referir este comentário, mas uma vez que o(a) colega faz questão, devo dizer-lhe que os educadores de infância e professores do 1º ciclo, não têm um dia livre por semana como acontece a muitos professores que eu conheço que já têm X anos de serviço (ou se quiser a partir de 40 anos de idade e 10 de serviço); os educadores de infância não têm as mesmas interrupções lectivas, mas têm os mesmos Deveres.
Gostava de perceber até que ponto corrigir uma ilegalidade poderia prejudicar os outros colegas!
Destes comentários costumo ler nas pessoas que não fazem parte da carreira docente e estão sempre a denegrir a imagem dos professores.

Para terminar quero dizer que não tenho pena nenhuma de não ser professora do 2º e 3º ciclos, pois escolhi o curso que mais gostava, felizmente.

A Educadora de Infância

Fátima Ribeiro

Desde 01-01-2009


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