quinta-feira, 22 de outubro de 2009

A VERDADEIRA (DES)"AVENTURA" DE ISABEL ALÇADA


A expectativa, ou melhor, a espera redundou no que era certo: Isabel Alçada substitui Maria de Lurdes Rodrigues na pasta da Educação.

A mudança, só por si, pouco mais significa que um novo rosto e a possibilidade de encetar uma nova relação com os professores e com os seus representantes. A pasta não é fácil e o legado e as lições do passado trazem-lhe tarefas de responsabilidade acrescida.

Embora seja previsível uma postura mais dialogante, os professores estão na expectativa das verdadeiras alterações ao ECD (com particular destaque do fim da divisão da carreira) e ao modelo de avaliação que "incendiaram" a classe docente nos últimos anos, sob pena de se degradar mais o ambiente nas escolas e diminuir a qualidade do ensino.

Esperamos, sinceramente, que a nova ministra não se limite a ser o rosto do "trabalho sujo" já feito pela sua antecessora. A continuidade das políticas será sinónimo de continuidade da crispação e da degradação do ensino no País de que é Ministra. Dela esperamos que tenha uma visão da realidade da escola pública e da necessidade de pacificar classe docente.

Esperamos também que esta nova "Aventura" da co-autora de tantas aventuras não redunde numa desventura para si, para os professores, para os alunos, para os pais, para a escola... para o País.

Neste dia, os professores dão-lhe o benefício da dúvida e concedem-lhe iniciar o mandato em estado de graça, com um único pedido: não desiluda os professores!

5 comentários:

Safira disse...

Acabei de ouvir 10m e 47ss de discurso de Isabel Alçada e não gostei mesmo nada do que ouvi. A saber a nova Ministra da Educação defende: escola a tempo inteiro; aulas de substituição; plano tecnológico; magalhães; novas oportunidades, etc, etc. Afinal o que é que muda??

Vê-se bem que ela já há muito tempo que não dá auas ao básico e secundário. As aulas de substituição (substituição de quê?) são uma verdadeira tortura, tanto para alunos como para professores... mas insistem...insistem...

Posto isto, esta senhora defende as mesma políticas para a educação que a sua antecessora. Portanto não me parece que vá revogar nada. Rien de rien!
Temos luta pela frente e não é pequena, ai não é não!

Lelé Batita disse...

Ilídio
Parabéns pelo teu belíssimo texto.
Subscrevo uma por uma todas as tuas palavras.
Fiz um post com um tom mais desconfiado, sou péssima quando não confio nas pessoas.
http://peroladecultura.blogspot.com/2009/10/inicia-se-era-isabelina.html
Abraço grande.

Arrebenta disse...

Andas a dormir, filho :-)

Grundstufen-Grammatik disse...

Gostaria imenso de ter alguma esperança!!! No entanto, é melhor estarmos prevenidos, porque essa "senhora" , a alguns professores, já revelou o seu verdadeiro carácter- não é melhor do que o da MILU!!!
Oxalá eu esteja errada!!!

Anónimo disse...

Não me inspira muita confiança.

Desde 01-01-2009


Este blog vale $140.000.00
Quanto vale o seu blog?

eXTReMe Tracker

Estou no blog.com.pt - comunidade de bloggers em língua portuguesa
Twingly BlogRank
PageRank
Directory of Education Blogs

RSSMicro FeedRank Results
Add to Technorati Favorites
Locations of visitors to this page