terça-feira, 10 de novembro de 2009

COM OS SINDICATOS OU COM OS PROFESSORES?

Educação

Ministra vai apostar em "pacificar" clima com sindicatos

O Governo começa, esta terça-feira, as reuniões com os sindicatos. A ministra da Educação deverá partir para o diálogo com uma proposta que vise melhorar o processo de avaliação, numa tentativa de pacificar o sector, mas a suspensão continua fora do horizonte do Executivo.

Depois de ter assegurado que não vai suspender o processo de avaliação dos professores, o Governo tem hoje uma série de reuniões com 12 estruturas sindicais.

A avaliação dos professores e o Estatuto da Carreira Docente são os dois dossiers que Isabel Alçada leva, esta terça-feira, para a mesa das negociações.

Suspender não é solução, já disse a nova ministra, que hoje deve levar uma proposta aos parceiros que permita dar um passo em frente no processo de avaliação.

A sucessora de Maria de Lurdes Rodrigues deixou clara, na semana passada, a abertura para fazer alterações: «Tanto no sistema de avaliação como no Estatuto da Carreira Docente que são duas faces da mesma realidade, não há pontos que não se possam mudar».

A avaliação deve ter uma componente formativa. Esta é um das bases de partida da ministra, que acredita que o processo pode ser melhorado.

«A suspensão iria criar uma agitação ainda maior, problemas que a escola não precisa. A escola precisa que se olhe para ela com confiança, como eu olho», afirmou Isabel Alçada.

A palavra de ordem agora é diálogo. Foi nesta ideia que insistiu o primeiro-ministro na apresentação do programa de Governo.

Um diálogo tripartido. José Sócrates sublinhava que suspender a avaliação seria uma irresponsabilidade, até porque já há quase 49 mil professores avaliados.

Para dar resposta a essas situações, o CDS apresenta hoje uma proposta, numa altura em que o Parlamento continua a acenar com uma coligação negativa para suspender o processo de avaliação.


In TSF.

1 comentário:

celeste caleiro disse...

Era bom que tivessem convidado o Sr Socras para assistir a uma formação daquelas que ele, e ela, engendraram sobre esta avaliaçao de profs...aí eles viam a porcaria que criaram. Porque eu vi, quis ir ver como era, e nem pensava que fosse tão mau. "Mau", lembram-se? E houve quem tivesse "excelente" e "muito bom"? E agora está tudo peocupado com quem teve essas notas, daquela maneira?
Isso é tirar a dignidade ao próprio conceito de avaliação...

Desde 01-01-2009


Este blog vale $140.000.00
Quanto vale o seu blog?

eXTReMe Tracker

Estou no blog.com.pt - comunidade de bloggers em língua portuguesa
Twingly BlogRank
PageRank
Directory of Education Blogs

RSSMicro FeedRank Results
Add to Technorati Favorites
Locations of visitors to this page