terça-feira, 17 de novembro de 2009

DO GRUPO PARLAMENTAR DO CDS-PP



O CDS-PP defende o princípio da avaliação dos professores e entende que é necessário defender o seu prestígio social. Criticámos de forma frontal uma política persecutória, que quis pôr em causa a autoridade e o brio profissional dos professores. Sempre defendemos que as escolas precisam de paz e os professores de ver a sua autoridade defendida. Quem convive todos os dias com os alunos não são os políticos do Ministério da Educação, são os professores. A avaliação dos docentes deve ter por base o mérito e a qualidade, e ser centrada nas vertentes científica e pedagógica. Não pode ser burocrática nem interferir com a avaliação dos alunos. Terá de ser feita sem prejudicar o ano escolar, reclama uma base hierárquica, não se confunde com “avaliações” sem competências específicas e precisa de um sistema de arbitragem. Lançámos como ponto de partida o modelo que actualmente é aplicado no ensino particular e cooperativo, subscrito por consenso e que se tem revelado eficaz. Se modelos alternativos tivessem sido estudados a tempo, esta questão estaria já resolvida e não faria parte dos programas eleitorais.O CDS não aceita a manutenção de erros evidentes. O que pretendemos é o prémio para quem manifeste bons desempenhos, e a ligação entre a avaliação e a necessária formação contínua para o bom desempenho das funções docentes. Para se posicionar como solução ao problema criado pelo anterior Governo, o CDS-PP entregou na Assembleia da República os Projectos que temos o grato prazer de lhe enviar.

Doc. sobre ADD - aqui.

Doc. sobre ECD - aqui.



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