quarta-feira, 11 de novembro de 2009

E AGORA, SENHOR SECRETÁRIO DE ESTADO?

Avaliação de professores
Conselho criticou sistema da ex-ministra

Conselho Científico fez críticas ao sistema de quotas e apontou falhas aos avaliadores. O ex-presidente deste órgão consultivo do ministério, Alexandre Ventura, é agora secretário de Estado.

Falta de formação e de perfil dos avaliadores, problemas de liderança e motivação, e instrumentos de aferição do mérito burocráticos e até desadequados. Foram estas as principais críticas feitas ao modelo de avaliação em vigor pelo Conselho Científico para a Avaliação de Desempenho.

Mas mais do que a matriz do modelo escolhido pela ex-governante Maria de Lurdes Rodrigues, foi a forma e o timing escolhido para implementar o processo avaliativo que mais críticas arrancou aos conselheiros.

As dúvidas do começaram a ouvir-se pela voz de José Matia Alves, um antigo membro do Conselho Científico - acabou por demitir-se deste órgão consultivo do Ministério da Educação-, que falou mesmo em revolta nas escolas.

Mas as conclusões do relatório sobre a implementação do modelo foram coordenadas por Alexandre Ventura, então presidente do conselho e chamado agora para ser secretário de Estado Adjunto da Educação.

Depois de visitar 30 escolas e de falar com os docentes, a equipa liderada por Alexandre Ventura pôs também em causa o modelo de quotas para as notas mais elevadas.

Antes, Alexandre Ventura foi um dos autores de um estudo internacional em que as mudanças no ensino português eram elogiadas, que o primeiro-ministro, José Sócrates, chegou a apresentar como um documento oficial da OCDE. Algo que seria desmentido alguns dias depois, criando algum embaraço no Governo.

In Diário de Notícias

Sem comentários:

Desde 01-01-2009


Este blog vale $140.000.00
Quanto vale o seu blog?

eXTReMe Tracker

Estou no blog.com.pt - comunidade de bloggers em língua portuguesa
Twingly BlogRank
PageRank
Directory of Education Blogs

RSSMicro FeedRank Results
Add to Technorati Favorites
Locations of visitors to this page