quarta-feira, 4 de novembro de 2009

ECOS DA SESSÃO DE REFLEXÃO E DE DEBATE PROMOVIDA PELO PSD

Numa iniciativa do Grupo Parlamentar do PSD, decorreu hoje, no Auditório do Edifício Novo da Assembleia da República, uma sessão pública de debate e reflexão sobre "Um Rumo para a Educação", moderado pelo vice-presidente do GP, o deputado Dr. Pedro Duarte, e cujo programa se encontra aqui.

Além de grande número de deputados do PSD e do orador principal, Prof. Doutor Santana Castilho, participou neste debate um conjunto variado de personalidades ligadas à Educação, desde os dirigentes sindicais, representantes dos movimentos independentes e de muitas outras associações profissionais, bem como directores e professores de algumas escolas.

Ao Prof. Doutor Santana Castilho coube a intervenção inicial, na qual, sempre com a frontalidade e sapiência a que nos habituou, expôs os principais linhas do que chamou "A Dessacralização da Avaliação de Desempenho".

Com a autoridade que lhe é reconhecida, tornou clara a necessidade de se "refundar" a escola e apontou como solução para o pantanal que se vive na educação, a "suspensão do modelo de avaliação" e o "fim da divisão da carreira docente". Sublinhou ainda que, relativamente ao actual modelo de avaliação, por ser um modelo de avalição punitiva - e não de aposta na qualidade - que "leva os professores à escravatura burocrática", "um modelo tecnicamente medíocre"e "humanamente desprezível", só pode ter um destino: "o caixote do lixo".

No debate que seguiu, em intervenções mais ou menos acaloradas, foi reforçada a necessidade de iniciativas parlamentares da oposição que sejam consensuais e levem à rápida suspensão da avaliação, bem como à revisão do ECD e ao fim da divisão da carreira, sem terem sido esquecidos os principais problemas dos professores e da escola pública, desde o modelo de gestão ao estatuto do aluno.

A terminar, o deputado Dr. Aguiar Branco, líder do Grupo Parlamentar do PSD, deu conta da principal e imediata acção parlamentar do seu partido e que passa por solicitar a todos os grupos parlamentares iniciativas legislativas que visam quatro objectivos: acabar com a divisão da carreira, suspender a avaliação, iniciar um novo processo negocial que, em trinta dias, elabore um novo método de avaliação e criar uma comissão de trabalho que acompanhe, a nível parlamentar, a implementação desse novo método.

Resta aos professores aguardar que, finalmente, haja pacificação na escola pública e na classe docente.

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