quarta-feira, 11 de novembro de 2009

SÓ SIMPATIA NÃO CHEGA

Em época de maioria relativa, não está em causa a cordialidade, que fica tão bem à senhora ministra como a qualquer cidadão, e que enfatiza o carácter rezingão da anterior ministra.

Mas as declarações que aparecem no final desta notícia parecem-nos desprovidas de força negocial. No mínimo, são precipatadas.

Ter-se-ão deixado seduzir pelos beijinhos?


Avaliação de professores
Alçada recebeu sindicalistas com dois beijinhos


Ministra não se sentou na cabeceira da mesa, preferindo estar frente a frente com os membros dos sindicatos. Muitas diferenças para com a antecessora.

Na primeira reunião de Isabel Alçada com os sindicatos, a ministra da Educação demonstrou, desde o momento em que recebeu os professores até à forma como se posicionou na mesa, uma postura diferente comparativamente com a sua antecessora, Maria de Lurdes Rodrigues, algo que cativou Eleonora Bettencourt, do Sindicato dos Professores do Pré-Escolar e Ensino Básico (SIPPEB), e Fátima Ferreira, da Associação Sindical dos Professores Licenciados (ASPL).

Isabel Alçada cumprimentou alguns dos presentes com dois beijinhos, o que ajudou a criar uma empatia imediata, situação que difere do que sucedeu com Maria de Lurdes Rodrigues. Na mesma sala em que decorriam as reuniões com a anterior equipa do Ministério, na mesa rectangular, a actual ministra abdicou de se sentar à cabeceira, como era habitual. "Sentou-se no centro da mesa, tendo a seu lado elementos da equipa e os membros dos sindicatos sentaram-se frente à ministra", explicou ao DN Fátima Ferreira. Antes, um atraso fez lembrar velhos hábitos: "era algo que acontecia e nunca éramos avisados, mas, desta vez fomos, informados."

A olhar nos olhos daqueles que lhe apresentaram várias propostas, Isabel Alçada ouviu sem interromper, apesar de não revelar se concordava ou não com as ideias. Mas foi realçado um facto: "é um registo diferente da anterior ministra que se mostrava inflexível, desde o início, e tinha menos paciência para nos ouvir. As ideias não eram muitas vezes bem recebidas."

Isabel Alçada não desvendou os seus planos. Porém, Fátima Ferreira destacou que a ministra "aposta na criação de melhores condições nas escolas".

Eleonora Bettencourt revelou que a ministra não se mostrou nervosa, demonstrando simpatia e "a segurança necessária" para o posto que ocupa: "É a pessoa certa para o lugar."

In Diário de Notícias

Sem comentários:

Desde 01-01-2009


Este blog vale $140.000.00
Quanto vale o seu blog?

eXTReMe Tracker

Estou no blog.com.pt - comunidade de bloggers em língua portuguesa
Twingly BlogRank
PageRank
Directory of Education Blogs

RSSMicro FeedRank Results
Add to Technorati Favorites
Locations of visitors to this page