domingo, 20 de dezembro de 2009

E SE O TECTO SE ABATE SOBRE ARMANDINA?

Escola de Vialonga inaugurada há três meses já precisa de intervenção

Os encarregados de educação dos alunos da nova EB1/JI de Vialonga, situada na Quinta das Índias, concelho de Vila Franca de Xira, estão revoltados os problemas que têm sido detectados na estrutura inaugurada em Setembro.

Entre as situações relatadas está o abatimento de um tecto, a deformação do piso dentro da escola e nos passeios circundantes e a falta de estores que protejam os alunos da luz solar. “Além disso quando chove o pátio interior da escola, mesmo sendo coberto, fica cheio de água e as crianças não podem andar por lá. A água até entra dentro de algumas salas”, queixa-se Maria Cruz, encarregada de educação a O MIRANTE.

O pai de outro aluno, Pedro Henriques, teme que um acidente mais grave aconteça. “E se um dos tectos ruir por completo numa sala em que estejam as crianças? Com estas coisas não se brinca. Ou faziam a obra com calma e bem feita ou mais valia não a terem feito”, acusa.

Os problemas relatados pelos pais são do conhecimento de Armandina Soares, presidente do agrupamento de escolas de Vialonga. A responsável garante que os problemas já estão identificados e que já existe uma planificação das intervenções a realizar.

Milene Rodrigues, presidente da associação de pais, lembra que a escola foi feita num ápice, mas admite que é normal em qualquer obra surgirem problemas. “Os pais estão um pouco chateados com a situação mas devem também ser pacientes porque temos a garantia que as correcções na obra vão ser feitas”, refere ao nosso jornal. Logo que a escola abriu a associação notou algumas falhas, como a falta de estores. “Comunicámos o problema à Câmara Municipal de Vila Franca de Xira que, como se encontrava em processo eleitoral, só poderia agir depois da tomada de posse”, esclarece.

Contactado pelo O MIRANTE o vereador da Coligação Novo Rumo, Rui Rei, explicou que a obra ainda está na garantia e que, por esse motivo, serão imputadas as responsabilidades no construtor. “Estamos ainda a verificar com o empreiteiro as obras de correcção que deverão ser feitas”, explica, acrescentando que as obras que competem à autarquia já estão em curso. “Estamos já a corrigir os passeios no exterior e as caleiras”. Ainda não existe uma data para a conclusão das obras nem é conhecido, de momento, o custo adicional destas intervenções.

A nova escola do primeiro ciclo do ensino básico de Vialonga entrou em funcionamento no dia 16 de Setembro, um dia depois da sua inauguração. O equipamento tem capacidade para 170 alunos do primeiro ciclo e 75 crianças no jardim de infância. “Esta escola é uma mais valia para Vialonga porque, pela primeira vez, deixámos de ter filas de espera para o jardim de infância”, realça Milene Rodrigues. A EB1/JI da Quinta das Índias tem um campo polidesportivo com bancada e balneários, uma biblioteca, oito salas de aula para o primeiro ciclo e três para o jardim de infância.

Diga o que pensa sobre este Artigo. O seu comentário será enviado directamente para a redacção de O MIRANTE.

In O Mirante.

Sem comentários:

Desde 01-01-2009


Este blog vale $140.000.00
Quanto vale o seu blog?

eXTReMe Tracker

Estou no blog.com.pt - comunidade de bloggers em língua portuguesa
Twingly BlogRank
PageRank
Directory of Education Blogs

RSSMicro FeedRank Results
Add to Technorati Favorites
Locations of visitors to this page