terça-feira, 22 de dezembro de 2009

FALTA DE LUCIDEZ OU O ECONOMICISMO CAMUFLADO?

Avaliação: quotas estimulam professores
Ministra da Educação considera que leva docentes a quererem «ir mais longe»

Isabel Alçada, ministra da Educação defendeu esta segunda-feira, no Parlamento, que as quotas na avaliação dos professores estimulam o docente «a ir mais longe» e permitem uma articulação com a carreira, escreve a Lusa.

Durante a sua primeira audição na Comissão de Educação, a ministra referiu que o sistema a que estão sujeitos os professores vigora na restante administração pública e não é defensável, no actual momento de crise, uma profissão ter uma situação de benefício face às outras.

A ministra rejeitou, perante as críticas dos deputados da oposição, que o Governo esteja a fazer uma política de redução dos custos salariais com os professores e afirmou que os docentes que não conseguirem atingir um patamar superior podem voltar a concorrer no ano seguinte.

«O nosso projecto assenta numa carreira única com 10 escalões em que há valorização do mérito», defendeu.

A ministra justificou que há informação científica sobre a avaliação e que a quota «a priori» permite fazer uma diferenciação e estimular o profissional a progredir.

A ideia foi contrariada pela oposição, com o Bloco de Esquerda a argumentar que, aplicado ao Governo, este sistema apenas permitiria que 25 por cento dos ministros pudessem ser considerados «muito bons ou excelentes».

A ministra indicou que ainda não estão definidas as quotas e vagas, em negociação com os sindicatos, o mesmo se passando com a prova de ingresso na profissão.

Isabel Alçada frisou que houve "uma aproximação significativa" às propostas apresentadas pelos representantes dos professores e que as negociações não estão fechadas.

Em resposta aos diversos grupos parlamentares, a ministra disse ainda que está a ser analisada uma revisão do currículo no ensino básico, antecipando que poderá reflectir-se já no próximo ano no terceiro ciclo.

In Portugal Diário.


Outras notícias:
. Professores: «Topo para bons» sujeito a vagas
. Docentes denunciam frio nas escolas
. Professores: «Bom» para chegar ao topo

1 comentário:

Anónimo disse...

Isto piorou muito...
O outro modelo era injusto o que vem aí prevê-se ainda pior, pois além das quotas para os Muito Bons e Excelentes haverá vagas para as subidas de escalão!
Temos de continuar a lutar...
Pelo fim das quotas e das vagas.

Desde 01-01-2009


Este blog vale $140.000.00
Quanto vale o seu blog?

eXTReMe Tracker

Estou no blog.com.pt - comunidade de bloggers em língua portuguesa
Twingly BlogRank
PageRank
Directory of Education Blogs

RSSMicro FeedRank Results
Add to Technorati Favorites
Locations of visitors to this page