quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

OS SORRISOS NÃO ENGANAM

Ministra diz que nem todos os professores podem chegar ao topo da carreira

A ministra da Educação, Isabel Alçada, disse esta quarta-feira, após uma reunião negocial com a Fenprof, que "nem todos os professores podem ter a expectativa" de chegar ao topo da carreira.

Ao fim de quatro horas de reunião, o secretário-geral da Fenprof, Mário Nogueira, deixou o Ministério de Educação afirmando que dará uma última oportunidade à ministra da Educação no dia 7 de Janeiro, data de novo encontro, entretanto confirmado por Isabel Alçada.

Mário Nogueira disse aos jornalistas que, enquanto não for garantido que os professores classificados com 'bom' têm acesso ao topo da carreira", não haverá acordo.

A ministra da Educação reconheceu que este é o ponto que divide sindicatos e Ministério, mas Mário Nogueira reiterou que os professores vão continuar a sua luta para combater um estatuto que foi combatido durante dois anos e meios.

O Ministério da Educação apresentará na próxima semana uma nova proposta para a revisão da carreira e da avaliação docente.

Isabel Alçada já fez saber que "nem todos os professores podem ter a expectativa de chegar ao topo da carreira", prometendo, no entanto, analisar a questão.

Na segunda-feira, o ME enviou uma proposta de acordo aos sindicatos em que elimina a divisão da carreira em duas categorias hierarquizadas, mas introduz uma fixação anual de vagas no acesso ao 3.º, 5.º e 7.º escalões da carreira.

In Jornal de Notícias.

4 comentários:

De regresso à luta! disse...

Eu não acho que todos devam chegar ao topo, mas penso que quem tem BOM deve poder chegar. Por exemplo, na última avaliação da anterior ministra tinha 9 (1-10), o que corresponderia à avaliação de excelente, mas como os titulares (avaliadores) ficaram todos com os excelentes para eles, eu tive que me contentar com o Bom... eu até tinha aceitado, mas agora a nova ministra veio dizer que isso correspondia a excelente, vou reclamar e quero a classificação a que tenho direito...

Ferreirinha disse...

O PSD prometeu resolver, portanto teremos de dar--lhes a palavra para resolverem convosco na Paz e harmonia do Senhor.

Força Emergente disse...

Caros amigos
O final de ano justificava uma pequena sintese de factos.
Foi o que fizemos no nosso Blogue e que aqui anexamos.

O ANO DO GRANDE VIGARISTA
Ao chegarmos ao final deste ano é imperioso colocarem-se algumas questões:
Estamos ou não a ser enganados por políticos incompetentes e corruptos ?
Somos ou não um povo de gente inculta e de mentalidade retrógrada ?
É ou não o nosso País o mais atrasado da U.E.?
Estamos ou não com o mais baixo nível de crescimento económico na década que passou ?
A taxa de desemprego real está ou não próxima dos 15% ?
Prevê-se ou não capacidade de implementação de novas politicas de desenvolvimento ?
O País vai ou não continuar a atrasar-se em relação aos restantes membros da U.E. ?
Consideramos ou não que estamos a ser enganados através de compromissos não cumpridos ?
As perguntas poderiam continuar neste ritmo se não tivéssemos de parar de vez em quando para pensar em coisas que nos são apresentadas e em que de imediato dizemos. Como é que isto é possível ?
É o caso noticiado hoje. As policias estão sem viaturas para poderem cumprir a sua missão. Por vezes têm que utilizar as viaturas particulares para responderem a solicitações que lhes são feitas.
Neste mesmo País os detentores de cargos políticos dispõem de viaturas topo de gama.
Estendem mesmo essa generosidade aos Juízes do Tribunal Constitucional. Que eles nomeiam e de quem esperam como é evidente a devida compreensão. Mais uma frota de BMWs não é certamente ofensivo para um País próspero e desenvolvido como o nosso.
Assim e aos poucos fomos permitindo que se criasse uma estrutura social em que a maioria das pessoas foram relegadas para a mera situação de contribuintes passivos dum Estado Imoral e Vergonhosamente apresentado com o rótulo de Estado de Direito Democrático.
Esta construção tem vários responsáveis, alguns já bem identificados e outros ainda envoltos por um manto de algum secretismo. A verdade é que a maior parte dos políticos conhecidos poderiam ser apresentados com o rosto marcado pelas situações escandalosas em que têm estado envolvidos. Alguns já o vêm ostentando de forma perfeitamente consciente e totalmente seguros de que nada poderemos fazer para os por em causa, para lá das pequenas vergonhas por que vão passando quando a comunicação social trás a conhecimento publico as "habilidades" em que vão estando envolvidos.
A consciência de que a corrupção estava generalizada, permitiu a alguns dos novos detentores do Poder enquadrar a vigarice dentro daquilo a que chamam os segredos de Estado. O Sistema de Encobrimento de Políticos Corruptos estava assim montado. E funciona perfeitamente tal como foi comprovado no ano que termina agora.
Há quem lhe chame o ano do Grande Vigarista, talvez inspirado na canção emblemática "the great pretender". Por muito que puxem pela cabeça não será fácil descortinarem o nome deste grande obreiro do descalabro a que chegou o País.
Temos intenção de voltar a este assunto e caso a vida nos possa correr melhor no próximo ano, poderemos desta vez sermos nós a oferecer um BMW.
Será um concurso simples em que se farão apenas duas perguntas.
Como é evidente a primeira será sobre quem foi o grande vigarista da primeira década do ano 2.000 e será de fácil resposta.
A nossa intenção será dificultar ao máximo a segunda. Talvez possamos pedir que nos indiquem 10 nomes de gente impoluta que possa ter estado nesse período ligada á gestão política do País.
Se sentirmos que não é fácil chegar-se a esse numero poderemos considerar uma redução do mesmo.
Mesmo assim, o mais certo é o prémio não ser atribuído. Estamos conscientes da dificuldade na resposta.

Em breve enviaremos as regras de participação. Gostariamos de entregar este BMW a um professor.
Um novo ano, se possivel melhor.

Anónimo disse...

Mas ainda ninguém disse nada sobre a ~passagem dos antigos escalões para os novos?!

Eu estou no 7º Escalão e vou fazer vinte anos de serviço e agora estou no 4º que penso que corresponde a 16 anos de serviço. Já verificaram que para além do congelamento,estão a roubar descaradamente anos de progressão, para além do congelamento?!

Que reposicionamento é este?! Só podem estar a gozar com a nossa cara!!!!

Desde 01-01-2009


Este blog vale $140.000.00
Quanto vale o seu blog?

eXTReMe Tracker

Estou no blog.com.pt - comunidade de bloggers em língua portuguesa
Twingly BlogRank
PageRank
Directory of Education Blogs

RSSMicro FeedRank Results
Add to Technorati Favorites
Locations of visitors to this page