quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

PORQUE O MINISTÉRIO INSISTE EM QUOTAS...

Movimentos de professores não acreditam num acordo

Docentes sem expectativas quanto às negociações pressionam Oposição

Os dirigentes dos movimentos de professores têm poucas expectativas quanto às negociações entre Ministério e sindicatos. Os docentes contam o tempo para o fim do prazo dado pela resolução do PSD para voltarem a pressionar a Oposição.

Ministério da Educação (ME) e sindicatos protagonizam hoje nova ronda negocial sobre a revisão do Estatuto da Carreira Docente (ECD) e aprovação de novo modelo de avaliação. Dirigentes de movimentos independentes de professores manifestaram ao JN não acreditar na possibilidade de ser alcançado um acordo entre tutela e parceiros, devido à questão das quotas e vagas. "São aspectos inegociáveis", frisaram.

Tanto Octávio Gonçalves, do PROmova (Professores Movimento de Valorização), como Ilídio Trindade, do MUP (Movimento Mobilização e Unidade dos Professores), esperam que "o problema" seja resolvido no Parlamento, apesar do "PSD ter faltado à sua promessa".

"O PSD tem obrigação de fazer qualquer coisa", afirmou ao JN Octávio Gonçalves, defendendo que, em caso de falhanço das negociações, "o Parlamento tem o dever de voltar a tomar a iniciativa, ouvir todos os parceiros e chegar a uma solução consensual".

"Esse será o caminho", insistiu Ilídio Trindade, garantindo que outros partidos, como o Bloco de Esquerda, já estão a preparar novas iniciativas para o caso de as negociações "não chegarem a bom porto".

Os dois dirigentes consideram que os sindicatos devem voltar a convergir posições em Plataforma. "A nossa determinação continua intacta", considera Ilídio Trindade, para quem as organizações deveriam ter "dado um sinal à nova equipa ministerial".

In Jornal de Notícias.

3 comentários:

Anónimo disse...

E agora?
Fica tudo adiado para 2010? Assim, mais uma vez os sindicatos foran enrolados pelos tecnocratas do ME, pelo ministro das finanças e pelo carrasco dos profs - o nosso primeiro, até ver.

Hot Five disse...

Boa tarde

Vim para desejar um BOM NATAL a todos os Educadores.
Gosto muito de vir a este cantinho.
Apareçam no meu espaço de DESENHOS para COLORIR:
http://pintardesenho.blogspot.com

Copiem os desenhos, pintem...
...DIVULGUEM.

BOM NATAL
Abraço
C.

P.S. - coloquei no meu blog um link vosso.

Anónimo disse...

Também acho que tem de ser a Assembleia da República a resolver o problema. Agora ou nunca.

Desde 01-01-2009


Este blog vale $140.000.00
Quanto vale o seu blog?

eXTReMe Tracker

Estou no blog.com.pt - comunidade de bloggers em língua portuguesa
Twingly BlogRank
PageRank
Directory of Education Blogs

RSSMicro FeedRank Results
Add to Technorati Favorites
Locations of visitors to this page