terça-feira, 12 de janeiro de 2010

BOM OU MAU ACORDO QUE PROVA A TEIMOSIA ANTERIOR

Educação: CDS saúda acordo e lamenta «teimosia» anterior

«É pena que se tenha perdido muito tempo», afirmou

O CDS-PP considerou que o acordo de princípios entre o Ministério da Educação e oito dos 14 sindicatos é positivo e «prova que os professores tinham razão» e lamentou a «teimosia» do anterior Governo.

«Com este acordo prova-se que os professores tinham razão no conflito com o Governo. É pena que se tenha perdido muito tempo. Não fosse a teimosia do anterior governo, podia-se ter efectivado mais cedo», afirmou o deputado democrata-cristão José Manuel Rodrigues, em declarações à Agência Lusa.

José Manuel Rodrigues considerou que «uma boa parte do acordo reflecte as opiniões do CDS» mas sublinhou que «podia ter-se ido mais longe na questão da avaliação» para que fosse «mais centrada na componente pedagógico-científica» e menos burocrática.

«De qualquer forma, o acordo é positivo e esperamos que contribua para a pacificação das escolas e que se possa partir para os debates dos conteúdos e da reforma do sistema educativo», disse.

Nesse sentido, o deputado disse que o CDS-PP apresentará uma iniciativa legislativa para rever o Estatuto do Aluno, que considera ser «muito facilitista», «colocando assim dificuldades à aprendizagem nas escolas e contribui para retirar autoridade ao professor».

No acordo assinado pelo Ministério da Educação e oito das 14 organizações sindicais é estabelecido o fim da divisão da carreira docente em duas categorias e a garantia de que todos os professores avaliados com «Bom» chegarão ao topo da carreira docente.

In Tvi24.

3 comentários:

Anónimo disse...

Dou uma sugestão: Uma espécie de refrendo simples em todas as escolas sobre se os professores estão ou não satisfeitos com este acordo.

Pelo que vou ouvindo nas escolas e lendo, há muito descontentamento com os sindicatos.

Seria a maneira de lhes provar que eles não representam os professores.

antónio carvalho disse...

Os que assinaram este acordo, não são os mesmos que assinaram o anterior protocolo de entendimento (que tiveram de engolir à pressa para não ficarem a auto-representar-se??
Há sindicatos que se auto-representam, auto-reproduzem e auto-destroem.

Anónimo disse...

É lamentável que a maioria dos políticos portugueses tenham assessorias tão mal informadas,demonstrem ( no que dizem) displicência relativamente à leitura deste acordo e formulem opininiões baseadas nas generalidades dos jornais. É assim: um país de opinião, de generalidades, de políticos do senso-comum, desligados do verdadeiro interesse da "res" pública.

Desde 01-01-2009


Este blog vale $140.000.00
Quanto vale o seu blog?

eXTReMe Tracker

Estou no blog.com.pt - comunidade de bloggers em língua portuguesa
Twingly BlogRank
PageRank
Directory of Education Blogs

RSSMicro FeedRank Results
Add to Technorati Favorites
Locations of visitors to this page