domingo, 3 de janeiro de 2010

A (IM)PERFEIÇÃO DO SER HUMANO

É inquestionável que os Movimentos Independentes dos professores tiveram um papel fundamental no desenvolvimento dos acontecimentos recentes que marcaram a Educação. Continuamos a contar com eles!

Quanto às negociações, porque não se elimina de uma vez por todas a avaliação "excelente"?

Excelente? Excelente, na sua etimologia, significa "perfeito". É ridículo, absurdo e inaceitável que alguém - seja enquanto profissional, seja enquanto ser humano - se possa considerar desse modo.

Excelente? Pode aplicar-se nas ciências exactas, mas a profissão docente - como qualquer outra - não é uma ciência exacta.

Enquanto profissionais, temos a obrigação ética de trabalhar até à excelência. Mas nunca deveríamos ter a veleidade de nos considerarmos excelentes. E, no dia-a-dia docente, será bem difícil de suportar e conviver com alguém cujos defeitos humanos e profissionais nós conhecemos (porque é impossível não existirem) e termos de aceitá-lo como "excelente", auferindo um salário dessa categoria.

Não parece ser esse um dos caminhos que conduza à paz nas escolas...

Já todos sabemos quais vão ser as "competências" que vão conduzir ao "muito bom" e ao "excelente"!

É preferível continuarmos sem progredir do que progredir com base no "guião" que foi apresentado. Perdemos dinheiro, mas, no mínimo, pelo menos agora, ainda não temos que sofrer com a injustiça de ver uns avançar e outros a ficar para trás. Dói menos.

E essa questão de continuarmos eternos estagiários para "inglês ver", nem se comenta!!!

E não confundamos: todas estas lutas não são de simpatias políticas. Trata-se de justiça. Pegando nas palavras da Senhora Ministra, é uma questão de justiça para com as outras classes! Faça-se justiça. Mas não deste modo!

E, por favor, os Sindicatos que mantenham a união da Plataforma, com os Movimentos a apoiar.

A União faz a força!

Força MUP!
Feliz 2010!
[Recebido por e-mail; autor identificado]

2 comentários:

Rosa Henriques disse...

"É preferível continuarmos sem progredir do que progredir com base no "guião" que foi apresentado. Perdemos dinheiro, mas, no mínimo, pelo menos agora, ainda não temos que sofrer com a injustiça de ver uns avançar e outros a ficar para trás. Dói menos."

Pois eu sofro com a injustiça de ver uns avançar, porque lhes saiu na rifa o "titular", e outros "professorzecos" a ficarem para trás. Já não sei o que é que dói menos.

Anónimo disse...

Em 2009 os excelentes foram os parentes, os muito bons foram os caciques da terreóla, os bons foram os inofensivos e os outros são os inimigos. E esta ehm!

Desde 01-01-2009


Este blog vale $140.000.00
Quanto vale o seu blog?

eXTReMe Tracker

Estou no blog.com.pt - comunidade de bloggers em língua portuguesa
Twingly BlogRank
PageRank
Directory of Education Blogs

RSSMicro FeedRank Results
Add to Technorati Favorites
Locations of visitors to this page