sábado, 13 de fevereiro de 2010

ELES BRINCAM COM A POBREZA

Câmara acusa Governo de "brincar com a pobreza"
Edifício em escola de Torres Novas que custou um milhão há oito anos vai ser demolido

Um edifício construído há apenas oito anos para substituir um conjunto de pavilhões prefabricados da Escola Secundária Maria Lamas (ESML), em Torres Novas, vai ser demolido e substituído por um novo por não respeitar as normas legais referentes à certificação energética e qualidade do ar em vigor desde 2006.

A situação está a criar alguma perplexidade na cidade do Almonda e entre a comunidade escolar, não só pelo facto de a obra agora em vias de demolição ter custado cerca de um milhão de euros ao Estado, como pelos naturais incómodos e prejuízos que novas obras vão impor a professores, funcionários e alunos.

As estruturas do edifício estão em boas condições, mas, segundo o Ministério da Educação (ME), citado pela agência Lusa, não tem condições para suportar as adaptações que aquela legislação, aplicável aos edifícios públicos, impõe desde há quatro anos. Segundo responsáveis do ME, as adaptações e reforços estruturais no actual edifício teriam custos e uma duração temporal tão elevada que "tornariam a requalificação do imóvel uma opção desvantajosa, sendo preferível a construção de uma nova escola".

"Deitar este edifício abaixo é brincar com a pobreza", critica o presidente da Câmara de Torres Novas, António Rodrigues. O autarca diz ter dificuldades em entender esta opção e esclarece que vai acompanhar o processo, tendo já solicitado aos responsáveis pela modernização das escolas públicas do ME uma reunião para análise e esclarecimento da situação. António Rodrigues nota ainda que outras escolas em estado de degradação bastante maior e a necessitar de intervenções mais urgentes, como as escolas Manuel Figueiredo, na cidade, e Chora Barroso, na freguesia de Riachos, não foram alvo de avaliação ambiental.

In Público.

4 comentários:

Modesta Trindade Theodoro disse...

E tem gente dizendo por aí que são revolucionários. Sei. Compreendo. E o que entendem, afinal, de revolução? Qual é afinal "la cualidad más linda de un revolucionario”?

Blogdamodesta.zip.net

Modesta Trindade Theodoro disse...

E brincando ainda dizem que são revolucionários. Sei. Compreendo. E o que entendem, afinal, de revolução?
Qual é afinal "la cualidad más linda de un revolucionario”?

Blogdamodesta.zip.net

Joaquim Ferreira disse...

PEÇO DESCULPA... MAS, GOSTARIA DE FALAR DE UMA TEMÁTICA À PARTE...
Permitam-me, pois, que divulgue algo que está a decorrer via internet: Uma recolha de subscritores para uma Nova Petição. Trata-se de uma petição da qual valeria a pena saber a reacção dos nossos governantes e demais políticos... mas para isso é imprescindível haver uma vontade firme dos portugueses... Que realmente criticam os salários dos políticos mas que nunca apresentam alternativa viável e justa... Ora, para que esta petição possa responder à voz de milhares de portugueses, é necessário que outros tantos a assinem... Leiam... Se a deixam cair, não haverá mais legitimidade para criticar os vencimentos dos políticos. Cabe-nos a todos evitar que esta petição morra pelo caminho! Chegou a HORA DA VERDADE... Vamos colocar os políticos AO SERVIÇO DO PAÍS e não a SERVIREM-SE DO PAÍS.! Leiam... Petição Por Políticos Mais Responsáveis.
Se é contribuinte neste país e sente-se "assaltado" ou simplesmente "escandalizado" com o que se paga como salário e ajudas aos políticos? Vamos colocar uma ordem nisto... Que os que servem o povo sejam reconhecidos pelo que fazem... avaliados e como tal, merecedores do que recebem... Está uma petição on-line disponível.
Aqui fica o link da Petição Por Políticos Mais Responsáveis.
Leia a petição até ao fim... olhem que vale a pena! Eu já a assinei...
Este é um assunto diferente do tratado. Mas creio que merece ser divulgado... Perdoem-me este pequeno abuso...
Não Calarei A Minha Voz... Até Que O Teclado Se Rompa !

Anónimo disse...

Correção:
Onde se lê: "E tem gente dizendo por aí que são revolucionários";
leia-se: "E tem gente dizendo por aí que é revolucionária."

Modesta Trindade Theodoro

Desde 01-01-2009


Este blog vale $140.000.00
Quanto vale o seu blog?

eXTReMe Tracker

Estou no blog.com.pt - comunidade de bloggers em língua portuguesa
Twingly BlogRank
PageRank
Directory of Education Blogs

RSSMicro FeedRank Results
Add to Technorati Favorites
Locations of visitors to this page