sábado, 6 de fevereiro de 2010

LISTAGEM DE ACTOS BUROCRÁTICOS

Segue uma listagem de actos burocráticos realizados pelo professor do 1.º Ciclo.
Atenção, a lista não está completa, pois deverá adequar-se a cada Agrupamento, a cada escola e talvez docente.
Continuação de boas grelhas e grelhados servidos com mapas em longas reuniões extraordinárias.

[Um professor da zona de Aveiro]



Listagem de actos burocráticos do docente do 1.º Ciclo no Agrupamento de Escolas

Preencher mapa de alunos.
Preencher mapa de faltas de pessoal.
Preencher mapas de leite.
Executar e preencher formulários vários.
Inscrição e assistência de proximidade ao computador Magalhães.
Confirmação, distribuição vários formulários Subsídios Escolares.
Preenchimento de vários formulários para cada Visita de Estudo.
Precaver coletes e sinais de trânsito antes da saída do autocarro.
Preenchimento de Formulários para o Seguro escolar em caso de acidente de aluno.
Fazer compras, adiantar dinheiro e solicitar recibo em nome do Município de [...].
Deslocar-se ao Município de [...] para preencher formulário e ser reembolsado.
Recolher lixo e entregá-lo no posto de recepção.
Preenchimento de formulários supervisão AEC.
Preenchimento formulários sobre os alunos que comem nas cantinas.
Preenchimento formulários sobre os alunos que usufruem dos transportes escolares.
Preenchimento de formulários sobre os alunos que beneficiam do estatuto NEE.
Preenchimento de formulários sobre os alunos inscritos no Apoio Educativo.
Deslocar-se à sede do Agrupamento para recolher e entregar informação burocrática.
Distribuição de informação do Agrupamento aos Encarregados de Educação.
Preenchimento de formulários quantitativos e qualitativos referentes a cada uma das “actividades” (sobre o PAA decorrem várias avaliações cujos registos obedecem a diferentes itens).
Preenchimento de formulários referente ao PNL.
Preenchimento de formulários referentes aos projectos ECO-ESCOLA que também são actividades de PAA).
Distribuição e Preenchimento de formulários para alunos que hipoteticamente terão GRIPE A.
Registo da entrada e saída de livros (Baú de Leitura) (BIBLIOTECÁRIO).
Preenchimento várias grelhas sobre os resultados dos alunos referentes ao final de cada período.
Preenchimento Formulários de Planos de Recuperação.
Os próprios Planos de Recuperação, que nos actuais moldes.
Tudo junto, o PCT é a súmula do acto burocrático do professor.
Os formulários das acções de formação.
Os requisitos do formulário das actas.
O formalismo das reuniões de Conselho de Núcleo .
O formalismo das reuniões extraordinárias de Conselho de Núcleo (há o número de reuniões que o coordenador/director entender?).
O formalismo das reuniões convocadas pelo Agrupamento.
O formalismo das reuniões das acções de formação.
O formalismo das reuniões de supervisão das AEC.

Obs: Não se inclui os sumários, a correcção das fichas e a preparação das aulas, tudo em 35 horas semanais.


Acreditamos que em qualquer sistema há e haverá sempre burocracia, mas, segundo a Wikipédia, também existe a definição de “disfunção da burocracia” que se transcreve:

“Disfunções da burocracia

Consequências imprevistas são oito:

Internalização das regras e exagerado apego aos regulamentos
As normas e regulamentos se transformar de meios, em objetivos. Passam a ser absolutos e prioritários. O funcionário adquire "viseiras" e esquece que a flexibilidade é uma das principais características de qualquer atividade racional. Os regulamentos passam a ser os principais objetivos do burocrata, que passa a trabalhar em função deles.

Excesso de formalismo e de papelório
É a mais gritante disfunção da burocracia. A necessidade de documentar e de formalizar todas as comunicações pode conduzir a tendência ao excesso de formalismo, de documentação e, conseqüentemente de papelório.

Resistência às mudanças
O funcionário acostumado com a repetição daquilo que faz, torna-se simplesmente um executor das rotinas e procedimentos. Qualquer novidade torna-se uma ameaça à sua segurança. Com isto a mudança passa a ser indesejável.

Despersonalização do relacionamento
A burocracia tem como uma de suas características a impessoalidade no relacionamento entre os funcionários, já que enfatiza os cargos e não as pessoas levando a uma diminuição das relações personalizadas entre os membros da organização.

Categorização como base do processo decisório
A burocracia se assenta em uma rígida hierarquização da autoridade, portanto quem toma decisões será aquele mais alto na hierarquia.

Superconformidade às rotinas e procedimentos
A burocracia se baseia em rotinas e procedimentos, como meio de garantir que as pessoas façam exatamente aquilo que delas se espera: as normas se tornam absolutas, as regras e a rotina se tornam sagradas para o funcionário, que passa a trabalhar em função dos regulamentos e das rotinas e não em função dos objetivos organizacionais que foram realmente estabelecidos.

Exibição de sinais de autoridade
Como a burocracia enfatiza a hierarquia de autoridade, torna-se necessário um sistema que indique a todos, com quem está o poder.
Daí a tendência à utilização intensiva de símbolos ou sinais de status para demonstrar a posição hierárquica, como o uniforme, localização da sala, do banheiro, do estacionamento, do refeitório, tipo de mesa etc.

Dificuldade no atendimento aos clientes e conflitos com o público
O funcionário está completamente voltado para dentro da organização, para as suas normas e regulamentos internos, para as suas rotinas e procedimentos.
Com isso a burocracia torna-se esclerosada, fecha-se ao cliente, que é seu próprio objetivo, e impede totalmente a inovação e a criatividade.
As causas das disfunções da burocracia residem basicamente no fato dela não levar em conta a chamada organização informal que existe fatalmente em qualquer tipo de organização, nem se preocupar com a variabilidade humana (diferenças individuais entre as pessoas) que, necessariamente, introduz variações no desempenho das atividades organizacionais.
Em face da exigência de controle que norteia toda a atividade organizacional é que surgem as conseqüências imprevistas da burocracia.

Disfunções da Burocracia
• internalização das normas,
• excesso de formalismo e papelório,
• resistência a mudanças,
• dificuldade na tomada rápida de decisão,
• despersonalização do relacionamento,
• categorização das decisões,
• super conformidade,
• exibição de sinais de autoridade e
• dificuldades com clientes.

Apreciação crítica
Weber, citado em Chiavenato (2003), considera a burocracia como a forma mais eficiente e racional para atingir os objetivos organizacionais. Perrow, defende a burocracia como um fator importante para a eficiência da estrutura organização. Segundo ele, as disfunções da burocracia são apenas conseqüências do fracasso de uma burocracia mal adequada. Katz e Kahn defendem que a burocracia é uma organização super-racionalizada, e não considera o ambiente e a natureza organizacional. Ambos defendem que as pessoas tornam as vantagens maiores do que realmente são. Para eles, o sistema burocrático só sobrevive por que as exigências do ambiente são óbvias e as exigências das tarefas individuais são mínimas, não necessitando de grandes processos. Bennis, segundo Chiavenato (2003), critica a burocracia sob o ponto de vista de que seu sistema de controle já está ultrapassado e não é capaz de resolver os conflitos internos. Na verdade ele define a burocracia de Weber como mecanicista, acreditando que ela tende a desaparecer devido às rápidas transformações ambientais, além do aumento e da complexidade das organizações que vão surgindo. Por fim, Chiavenato (2003) descreve uma cuidadosa crítica na qual diz que a burocracia é talvez seja uma das melhores alternativas, porque levando em consideração as teorias anteriores, que são prescritivas e normativas, ela preocupa-se em descrever e explicar as organizações, dando ao administrador a escolha de que considera mais apropriada.

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