segunda-feira, 22 de março de 2010

AUTO-REGULAÇÃO E CÓDIGO DEONTOLÓGICO

Secretário de Estado favorável a instância de auto-regulação de professor e de código deontológico

O secretário de Estado Adjunto e da Educação mostrou-se, este sábado em Braga, favorável à criação de uma instância de auto-regulação da profissão de professor e da elaboração de um código deontológico.

Alexandre Ventura disse que o órgão de auto-regulação deve ser objecto de um debate que «importa prosseguir no seio das organizações representativas dos educadores e dos professores».

Na opinião do governante, ao órgão, que poderia chamar-se de «conselho superior das profissões de Educação», competiria «garantir a qualidade do serviço educativo no interesse das crianças e dos jovens, das famílias, da sociedade e dos próprios profissionais da educação».

O secretário de Estado, que interveio numa sessão de comemoração dos 25 anos da Associação Nacional de Professores, apontou ainda outros desafios que se colocam à classe, desde logo a «urgência de recentrar a identidade profissional dos educadores e professores».

Defendeu também que é necessário «transferir uma dimensão fulcral da profissionalidade dos educadores e dos professores mais para o interior da própria profissão».

Na sua opinião, tal deve ser feito «a partir das necessidades e carências dos docentes reforçando a intervenção dos profissionais no seu desenvolvimento profissional através de uma transferência de conhecimentos, experiências, competências, de saberes».

Alexandre Ventura defendeu ainda «o incentivo ao associativismo docente, sobretudo nos locais de trabalho, para valorizar a colaboração, a partilha e a colegialidade da profissão, e o reforço da avaliação do desempenho docente».

1 Comentário
Anabela Reis
21.03.2010/03:04

Aí está mais um corporativista saído das fileiras do PS, o partido do poder. Uma ordem de professores criada pelos governantes, nada há mais parecido com as corporações fascistas de má memória. E o PS/Sócrates cada vez mais encostado à direita, com tiques fascizantes a cada maneio.

In TSF.

1 comentário:

Anónimo disse...

Cara Anabela Reis
Quando não conheço as leis ou os assuntos a tratar, das duas uma: ou questiono para me informar ou calo-me.
Evito dizer asneiras.
Por acaso conhece o ordenamento jurídico sobre as associações de classe em Portugal?
Pesquise e depois reflicta no que escreveu.

Desde 01-01-2009


Este blog vale $140.000.00
Quanto vale o seu blog?

eXTReMe Tracker

Estou no blog.com.pt - comunidade de bloggers em língua portuguesa
Twingly BlogRank
PageRank
Directory of Education Blogs

RSSMicro FeedRank Results
Add to Technorati Favorites
Locations of visitors to this page