quinta-feira, 18 de março de 2010

ECOS DA AUDIÇÃO DO BE SOBRE O MODELO DE GESTÃO

Decorreu hoje a audição pública promovida pelo Bloco de Esquerda sobre sobre a alteração ao actual regime de gestão das escolas.

No encontro, moderado pela deputada Ana Drago, estiveram presentes diversos professores, representantes dos movimentos independentes de professores, dirigentes sindicais, bem como representantes das associações de pais. Outros deputados do Bloco de Esquerda, entre eles Francisco Louçã, fizeram questão de marcar a sua presença no final da audição.

Tendo como base de trabalho o projecto de Alterações ao Decreto-Lei n.º 75/2008, de 22 de Abril, e com vista à redacção do texto final a apresentar na Assembleia da República, foram apontadas, pelos diversos participantes, algumas sugestões de alteração ao documento, no sentido de tornar a gestão nas escolas mais democrática e garantir-lhes mais autonomia nas decisões.

Logo que nos chegue a redacção final do projecto que o Bloco de Esquerda irá elaborar tendo em conta os diversos contributos recolhidos, dispô-la-emos aqui.

Embora se trate de um projecto de alterações ao 75/2008 e não um texto elaborado de raiz, as alterações que contém (e conterá) significarão um grande passo na abolição do autoritarismo que grassa em muitos estabelecimentos de ensino, permitindo que, em muitos deles, se volte a respirar e a sentir a comunidade educativa . Assim o projecto seja aprovado!

A escola tem de ser uma escola de democracia, onde crianças e jovens contactam, pela primeira vez e diariamente, com o aquele que é o principal valor da vida em sociedade.

Sem comentários:

Desde 01-01-2009


Este blog vale $140.000.00
Quanto vale o seu blog?

eXTReMe Tracker

Estou no blog.com.pt - comunidade de bloggers em língua portuguesa
Twingly BlogRank
PageRank
Directory of Education Blogs

RSSMicro FeedRank Results
Add to Technorati Favorites
Locations of visitors to this page