sexta-feira, 26 de março de 2010

HÁ ANOS QUE OS PROFESSORES ALERTARAM...

Já estamos a colher os frutos da manta de retalhos do sistema educativo, que começou a ser cosida há vários anos...

DIPLOMACIA
Em 1180 candidatos, 700 chumbaram a português

Luís Amado recebeu um relatório a alertar para a falta de cultura geral dos candidatos a diplomatas e a defender a redução da burocracia nos concursos- Marcelo Caetano foi o pri­meiro primeiro-ministro após o 25 de Abril; D. João V viveu na época dos Descobrimentos e a família real fugiu para o Brasil em barcos ingleses. Estas foram apenas algumas das respostas ­erradas, claro - dos candidatos ao concurso de ingresso na car­reira diplomática durante a en­trevista final que os colocou frente a três embaixadores de carreira. "Houve ainda quem não soubesse indicar três escri­tores de língua portuguesa do século XX, ou três pintores", conta à SÁBADO o presidente da Associação Sindical dos Diplo­matas e membro do júri, embai­xador Tadeu Soares.

Este foi um dos motivos que Luís Amado recebeu um relatório sobre os jovens diplomatas levaram o diplomata a elaborar um relatório, que já foi entregue ao ministro dos Negócios Es­trangeiros, que defende a refor­mulação do curso intensivo que os candidatos aprovados vão ter que frequentar nos próximos três meses. "Para além das au­las de línguas, contabilidade e protocolo vamos ter de incluir aulas sobre arte, literatura e ar­quitectura portuguesa, por exemplo. Um diplomata tem de conhecer profundamente o seu país", defende.

Para além da falta de cultura geral, o diplomata aponta outro problema: "Em 1180 candidatos, mais de 700 chumbaram nas provas de português - que eram de escolha múltipla. Ou seja, as pessoas não compreenderam o que leram. Isto não é normal e é grave."

Outro ponto do relatório de­fende a diminuição da burocra­cia administrativa no próximo concurso, que deverá abrir em Setembro, para diminuir a sua duração. "Não faz sentido que tenha de justificar todas as deci­sões em Diário da República. Só com isso perdem-se semanas",diz. "Por exemplo: se aparece­rem mil candidatos sem licen­ciatura, tenho que publicar mil justificações sobre como eles não cumprem os requisitos. É de loucos." O actual concurso demorou 14 meses para esco­lher 30 pessoas. Nuno Tiago Pinto


Clicar na imagem para ampliar.

(Revista Sábado)

Sem comentários:

Desde 01-01-2009


Este blog vale $140.000.00
Quanto vale o seu blog?

eXTReMe Tracker

Estou no blog.com.pt - comunidade de bloggers em língua portuguesa
Twingly BlogRank
PageRank
Directory of Education Blogs

RSSMicro FeedRank Results
Add to Technorati Favorites
Locations of visitors to this page