quinta-feira, 11 de março de 2010

PARTICIPAÇÃO NA SESSÃO PÚBLICA SOBRE O MODELO DE GESTÃO

Como já é do conhecimento público, o Bloco de Esquerda promove uma discussão, na próxima quinta-feira, dia 18 de Março, às 10h30, em Lisboa, sobre a alteração ao actual regime de gestão das escolas.

O Bloco de Esquerda teve a amabilidade de convidar o MUP para participar na sessão, convite que publicamente aqui agradecemos, e
cuja presença do Coordenador já foi confirmada.

Assim, colocamos
aqui à disposição de todos o documento que servirá de base a essa discussão, solicitando que nos façam chegar posições, argumentos, situações, etc., no sentido de um contributo válido e sustentado na realidade das nossas escola.


Para abrir o documento enviado pelo Bloco de Esquerdo, clique aqui.

E-mail: mobilizar.e.unir.professores@gmail.com

2 comentários:

Anónimo disse...

Antes de mais, o registo do apreço que me merecem, enquanto professora, a preocupação e o trabalho que o BE vem demonstrando relativamente a vários aspectos da carreira docente.
Sobre a Sessão Pública que colocará em debate o Modelo de Gestão e, disponibilizado espaço para a nossa participação, devo referir que concordo globalmente com as propostas de alteração e revogação apresentadas pelo BE em relação ao 75.
Não posso, no entanto deixar de criticar o ponto 5 do Artigo 21 pois defendo que para exercer as funções de Presidente ou Director deve existir pessoal qualificado e/ou com experiência.
Compreendo que para 1º Ministro possa ir qualquer um... bastará saber ludibriar todos os outros mas para a gestão de uma escola que forma os futuros 1ºs ministros, deve haver seriedade, experiência e gente com formação.
Colocando de parte a ironia, transcrevo de seguida o ponto com o qual estou em inteiro desacordo.

5 – A administração escolar fornecerá obrigatoriamente a formação em gestão e administração a todos os eleitos da direcção executiva que não possuam qualquer formação nestas matérias.

Anónimo disse...

Concordo plenamente com o projecto acerca do modelo de gestão, uma vez que o 75, veio retirar democraticidade`ao processo de "eleição" do director. Julgo que é importante ser toda a comunidade educativa a escolher o seu lider e nao apenas o Conselho Geral. Para além desta questão, também concordo que o Presidente do Conselho Pedagógico não tenha que ser o Director ou Presidente, mas sim um membro docente, o que permite uma gestão muito mais eficiente, partilhada e aceite pela comunidade educativa.
Os pais são sempre muito ausentes, as associações de pais são pouco representativas, com infimas percentagens de presença (em 1400 alunos, as suas reuniões não têm mais do que 5 a 10 presenças...
Devolvam a democracia às escolas.

Desde 01-01-2009


Este blog vale $140.000.00
Quanto vale o seu blog?

eXTReMe Tracker

Estou no blog.com.pt - comunidade de bloggers em língua portuguesa
Twingly BlogRank
PageRank
Directory of Education Blogs

RSSMicro FeedRank Results
Add to Technorati Favorites
Locations of visitors to this page