quinta-feira, 8 de abril de 2010

CULPA SEMPRE SOLTEIRA

Educação
Ministério da Justiça afasta responsabilidades por morte de jovem em centro educativo

Adolescente estava a ter acompanhamento psicológico e a ser medicado porque lhe tinha sido diagnosticada uma "personalidade depressiva".

Um jovem de 17 anos suicidou-se na semana passada no Centro Educativo Navarro Paiva, em Lisboa, um dos seis centros que existem no país e que acolhem menores que tenham cometido crimes. De acordo com o Ministério da Justiça, o adolescente estava internado nesta instituição há dois anos e, apesar de receber acompanhamento psicológico desde Novembro, "nada fazia prever" que pudesse pôr termo à vida.

O jovem estava a ter acompanhamento psicológico e a ser medicado, depois de lhe ter sido diagnosticada uma "personalidade depressiva". A morte, que aconteceu no dia 31 de Março nas instalações do centro educativo, provocou um forte impacte junto dos funcionários e dos jovens que ali estão internados.

Uma funcionária deste centro disse ao PÚBLICO não compreender as razões do sucedido, descrevendo o rapaz como "muito disciplinado e sossegado" e acrescentando que não se relacionava com os "alunos mais problemáticos".

Sem querer comentar o caso em concreto, por não ter conhecimento do mesmo, o coordenador da Comissão Fiscalizadora dos Centros Educativos, Norberto Martins, diz não ter memória de um caso de suicídio nos centros educativos, desde que esta rede foi criada pelo Governo em Janeiro de 2001. "Que me lembre, este é o primeiro caso", afirma.

Actualmente, existem cerca de 200 jovens internados nestes centros, sendo que na maior parte dos casos encontram-se a cumprir penas de internamento e detenção, determinadas pelos tribunais de menores. Muitas destas instituições encontram-se, no entanto, sobrelotadas, já que o número de jovens sujeitos a medidas de internamento tem aumentado: em relação a 2009, por exemplo, os dados da Direcção-Geral de Reinserção Social mostravam que a 31 de Janeiro deste ano havia já um aumento de 30 por cento no número de jovens internados.
[...]

In Público

Sem comentários:

Desde 01-01-2009


Este blog vale $140.000.00
Quanto vale o seu blog?

eXTReMe Tracker

Estou no blog.com.pt - comunidade de bloggers em língua portuguesa
Twingly BlogRank
PageRank
Directory of Education Blogs

RSSMicro FeedRank Results
Add to Technorati Favorites
Locations of visitors to this page