terça-feira, 20 de abril de 2010

EXCELENTES PROFESSORES EXCELENTES

Além de ficarem com as turmas mais difíceis, os "excelentes professores excelentes" devem ficar com as turmas de maior insucesso escolar e com os alunos mais indisciplinados, pois só com "Excelência" será possível dar uma boa resposta a tudo isto!

Ora aqui está uma boa sugestão!

Documento apresentado ao Conselho Pedagógico da Escola Secundária Dr. Jaime Magalhães Lima, em Aveiro, pelo professor Francisco Teixeira Homem (Professor de Educação Física e Doutorado em Ciências do Desporto):


Ao Conselho Pedagógico

Ser-se avaliado em Professor Excelente não é a mesma coisa que ser-se um excelente professor. E não é fácil um professor ser avaliado em EXCELENTE!
É difícil, muito difícil mesmo e, numa escala de valores, ser EXCELENTE é ainda mais do que ser-se MUITO BOM. Eu disse mesmo M-U-I-T-O--B-O-M; não disse BOM.
Ser-se portanto EXCELENTE é o mesmo que ser-se perfeito, distinto, notável, admirável, brilhante, magnífico, óptimo. São sinónimos que o qualificam extraordinariamente, que o qualificam como O MELHOR de entre aqueles que já são MUITO BONS.
Tal como o Ministério preconiza, os professores titulares têm obrigação de ter as maiores responsabilidades nas escolas porque os considera melhores que os outros; então, também deve caber aos professores EXCELENTES serem os mais responsáveis em todo o processo ensino/ aprendizagem e em todas as funções e tarefas do contexto escolar.
E se um professor titular, de acordo com o ministério, já é do melhor que existe numa escola, então, um professor Titular Excelente é muito mais! Além de distinto, perfeito, admirável, notável, brilhante, magnífico e óptimo, ainda tem mais um atributo: ser TITULAR. Este título não é para muitos!
E, mesmo, ser-se apenas EXCELENTE já haverá poucos, muito poucos!
Posto isto, gostaria de propor para análise aos colegas deste Conselho Pedagógico o seguinte: aos professores que, nesta fase, forem avaliados em EXCELENTE, sejam eles ex titulares ou não, deverão, a partir do próximo ano lectivo, leccionar as turmas mais «difíceis» da escola, bem como direcções de turma e cursos que só eles, pelas suas reconhecidas qualidades evidenciadas neste rigoroso processo que tem sido a avaliação de desempenho docente, serão capazes de resolver ou minimizar problemas da melhor forma, contribuindo, assim, para que a escola seja também melhor.
O rigor desta avaliação deu-lhes esse direito. É por isso que vão ser beneficiados na pontuação para concursos, no concurso para titulares, em prémios pecuniários, ... É por serem EXCELENTES, por serem os MELHORES DOS MELHORES, por serem perfeitos, distintos, notáveis, admiráveis, brilhantes, magníficos e óptimos que devem mostrar aos outros como se deve fazer.
Não é pois justo nem razoável que a escola deixe escapar este capital de conhecimentos mantendo os restantes professores com turmas difíceis e funções e tarefas complicadas, aparentemente bons professores, é verdade, mas incapazes de evidenciar os dotes que, em rigor, os professores EXCELENTES foram capazes de demonstrar nesta avaliação criteriosa dirigida ao desempenho de cada docente.
Certo da melhor atenção dos colegas e consciente da importância desta análise, solicito que, após reflexão devida, esta proposta baixe aos Departamentos e deles seja considerado o conjunto de opiniões formuladas.

Francisco Teixeira Homem, professor ex-titular
[recebido por e-mail]

6 comentários:

Anónimo disse...

Eu se calhar ao contrário de muitos acho este texto infeliz,...

São atacados colegas que exercem em posições, de que não tem culpa,...

O Sistema está errado, as pessoas que a ele foram obrigados não,...

Anónimo disse...

Não compreendo a caça aos excelentes e como isso perturba tanta gente. E os professores péssimos(e há muitos) que corrompem o sistema, invejam quem se destaca pelo trabalho empenho e profissionalismo? Isso é a conversa da mediocridade, se queremos alunos excelentes, temos que ser profissionais excelentes. A excelência não é uma vergonha é uma meta a atingir por todos os quadrantes da sociedade. Abaixo os mediocres, basta já!!

Anónimo disse...

Acho o texto verdadeiramente excelente, passo a redundância.
Não se trata da "caça" aos Excelentes, trata-se de preservar valores como a justiça e a equidade. Desculpem-me a sinceridade, mas muito boa gente aproveitou-se da situação e agora está felicíssima. Enquanto uns lutavam e tentavam travar o embuste, outros iam fazendo que concordavam com tudo o que lhes era impingido só para “receberem” o MB ou Excelente.
Este segundo comentário é puramente demagógico... deixem-me rir... "se queremos alunos excelentes, temos que ser profissionais excelentes", muitos com dois e três anos de serviço acham-se excelentes, tenham paciência e vergonha. Excelentes em quê? Trabalho há dez anos e tenho tanto, tanto para aprender, como dizia o outro aprender até morrer… A modéstia nunca fez mal a ninguém. Tanta, tanta gente excelente, nas escolas e em todas as instituições a começar pelas hierarquias superiores, por isso é que chegamos a este ponto.
Bem-haja.

Anónimo disse...

Que tristeza. Sabe quem geralmente fica com as piores turmas? Os contratados. Ficam com o trabalho que ninguém quis. Não deviam ser estes a aguentar com tudo, mas os que são bem remunerados (os que recebem o dobro a fazer o mesmo) e mais experientes.

Anónimo disse...

SOU DOUTORADO E VOU SER AVALIADO POR UMA INCOMPETENTE, E UMA CORJA NAQUELA ESCOLA.

BELO PAIS ESTE.

Anónimo disse...

Na minha escola passa-se o seguinte com uma profª excelente:

-Falta quando quer pois é a protegida dO director, diz já as bocas que é da familia.

-Justificam-lhe as faltas todas.

-Chega atrasada 45 minutos e ainda pede aos alunos para esperarem, , estes não têm outro remedio.

-Os alunos fazem-lhe questões ela não responde, e quando responde eles nao percebem os alunos comentam que ela não lhes explica NADA!!!

E POR AI A FORa,

ESTA É UMA PROFESSORA QUE TEVE EXCELENTE.


PODERES CONCENTRADOS NOS DIRECTORESA E ESTA AVALIAÇÃO É PARA AS CUNHAS.

e SENDO A DITA PROFEª NOVA NINGUEM SABE COMO É QUE FICA SEMPRE NAQUELA ESCOALA.

Desde 01-01-2009


Este blog vale $140.000.00
Quanto vale o seu blog?

eXTReMe Tracker

Estou no blog.com.pt - comunidade de bloggers em língua portuguesa
Twingly BlogRank
PageRank
Directory of Education Blogs

RSSMicro FeedRank Results
Add to Technorati Favorites
Locations of visitors to this page