sábado, 3 de abril de 2010

OBVIAMENTE, OPTIMISTAS!

A existência de milhares de colegas contratados, muitos deles nesta situação há mais de 15 anos, é motivo para que toda a classe se una na luta pela justiça da sua integração nos quadros.

Aqui fica o texto do Pedro Vieira, que tem sido incansável nesta luta.



No próximo dia 8 de Abril de 2010 será debatida na Assembleia de República a petição 1/XI/1, sobre a vinculação dos Professores contratados que exercem funções docentes há 10 ou mais anos.

A escolha do título desta crónica prende-se com as seguintes 4 razões:

1) Aquando da audição na Comissão de Educação e Ciência da Assembleia da República, em 9 de Dezembro, os fundamentos que apresentámos para a nossa pretensão foram muito bem aceites pelas senhoras e senhores deputados com assento naquele órgão. Ficou claramente perceptível para todos, que a criação de um regime de integração extraordinário nos quadros, dos Professores que exercem funções docentes há 10 ou mais anos com o Ministério de Educação, visa colmatar uma grave injustiça social , a dignificação e valorização da profissão docente e o cumprimento dos mais elementares princípios e direitos consagrados na Constituição da República Portuguesa;

2) Das reuniões realizadas com os grupos parlamentares ficou também claro o reconhecimento sobre a necessidade de reparar a actual situação de precariedade laboral em que se encontram os Professores contratados, existindo a vontade em apresentar iniciativas legislativas que permitam a resolução da instabilidade e insegurança no trabalho e para que possa ser reconhecido, valorizado e dignificado, o importante contributo destes docentes para o normal funcionamento do sistema educativo;

3) Desde a tomada de posse, que a Sra. Ministra da Educação e a sua equipa têm mostrado compreensão e sensibilidade para a situação vivida pelos Professores contratados de longa duração, tendo sido declarado publicamente que se admite “ a entrada no quadro de Professores contratados que não estejam a suprir necessidades pontuais.”, ou que “é expectável que pessoas que trabalham há muito tempo, em continuidade, tenham uma relação mais durável com a entidade que os emprega”, ou ainda, “a antecipação de dois anos dos próximos concursos plurianuais de colocação de professores, que terão lugar já em 2011, foi decidido sobretudo para rever a situação dos Professores contratados.”;

4) Nos últimos 5 anos saíram do sistema educativo por aposentação mais de 15 000 Professores. A admissão de Professores tem sido em número praticamente marginal tendo entrado no quadro, no concurso de 2009/2010, menos de 400 Professores . Ora, da aplicação da regra de admissão na função pública uma entrada por cada duas saídas, decorre a vinculação imediata aos quadros do Ministério de Educação de 7 500 novos Professores.

Entendo que se tratam de 4 excelentes razões para que estejamos optimistas sobre o resultado do debate do próximo dia 8 de Abril e das acções subsequentes com vista à vinculação aos quadros do M.E. dos Professores contratados com 10 ou mais anos de serviço de funções docentes.

6 comentários:

João disse...

Devemos marcar presença na AR, só assim podemos reclamar da injustiça a que temos estado sujeitos. Eu vou...

acosta disse...

Eu sou contratada há dezoito anos e há dezoito anos que trabalho como docente sem saber o que vai acontecer no ano seguinte. Trabalho com os mesmos deveres que os colegas efectivos mas sem os mesmos direitos! Por isso, vou estar na Assembleia da República no dia 8 de Abril. Tal como eu, muitos colegas lá deverão estar, pois há longos anos que somos injustiçados. Venham colegas, vamos lutar pelo nosso futuro!

Carla disse...

YES, WE GO,

eu e as minhas colegas estaremos presentes na AR.

A hora é de justiça e de dignificação da nossa carreira. Optámos por ser professoras há muitos anos atrás e ainda somos contratadas.

Rafael disse...

Colegas,

Quem vai conseguir dizer mais tarde que não esteve presente neste momento decisivo e crucial para a luta dos professores contratados?

Qual a razão que vão invocar para não lutarem pelo seu futuro, pela sua carreira profissional?

António disse...

Eu já assinei 19 contratos com o M E e por isso vou estar na Assembleia da República no dia 8 de Abril. Devemos ir todos. Basta de exploração e de injustiças.

Anónimo disse...

Eu vou e comigo vão mais 4.
Colegas a hora é de luta, não desperdicem esta oportunidade.
Vamos todos a Lisboa dizer que JÁ BASTA DE INJUSTIÇA!

Desde 01-01-2009


Este blog vale $140.000.00
Quanto vale o seu blog?

eXTReMe Tracker

Estou no blog.com.pt - comunidade de bloggers em língua portuguesa
Twingly BlogRank
PageRank
Directory of Education Blogs

RSSMicro FeedRank Results
Add to Technorati Favorites
Locations of visitors to this page