sábado, 10 de abril de 2010

"PRIORIDADES ABSOLUTAS" DA MINISTRA DA EDUCAÇÃO

Primeiro ciclo e pré-escolar "prioridades absolutas" - ministra da Educação

Azinhaga, Golegã, Santarém, 10 Abr (Lusa) - A ministra da Educação disse hoje que o primeiro ciclo e o pré-escolar são "prioridades absolutas" do sistema educativo, assegurando que o Governo não fará cortes na educação.

Isabel Alçada falava no final da inauguração do Centro Escolar da Azinhaga (concelho da Golegã), que a partir de segunda feira vai acolher as 109 crianças que frequentavam o jardim de infância e as duas escolas de primeiro ciclo que existiam na freguesia.

Declarando-se "encantada" com a forma como foi recebida num concelho que mostra, de uma forma "bonita", como é possível aliar as tradições, assumindo a sua história e as suas raízes, à modernidade, a ministra dirigiu-se às crianças pedindo que, agora que têm todas as condições, se esforcem muito para aprender.

Isabel Alçada realçou o facto de, neste momento, estarem em construção cerca de 400 centros escolares em todo o país, o que, no sem entender, representa "um passo em frente em termos de equipamentos de qualidade muito bem adequados às novas formas de ensinar e de aprender", permitindo que "o ensino hoje se faça como é natural no século XXI".

"O primeiro ciclo é uma prioridade absoluta do sistema educativo. É indispensável que as crianças aprendam bem muito cedo, dominem a leitura, a escrita, a matemática, instrumentos básicos de aprendizagem e se investirmos bem no primeiro ciclo e no pré-escolar conseguimos dar um salto em frente. É um esforço que compensa imenso porque se vai refletir em todo o sistema educativo", afirmou.

No seu entender, o modelo de trabalho com as autarquias representou "um fator positivo".

A ministra assegurou que a educação continua a ser "prioridade absoluta" para o Governo e que existem recursos para avançar e aprofundar o trabalho que está a ser desenvolvido, tanto na parte pedagógica como nos recursos educativos.


MLL.
*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***
Lusa/fim

MSN Notícias

Sem comentários:

Desde 01-01-2009


Este blog vale $140.000.00
Quanto vale o seu blog?

eXTReMe Tracker

Estou no blog.com.pt - comunidade de bloggers em língua portuguesa
Twingly BlogRank
PageRank
Directory of Education Blogs

RSSMicro FeedRank Results
Add to Technorati Favorites
Locations of visitors to this page