sábado, 3 de abril de 2010

SITUAÇÕES GRAVES IGNORADAS

Educação: CM revela registos do livro de ponto da turma 9.º B
Escola de Fitares ignorou 12 queixas

Além do docente que se suicidou, outros seis professores participaram situações graves.

Luís Carmo, o professor da escola de Fitares que se suicidou a 9 de Fevereiro, não foi o único a participar situações graves de indisciplina dos alunos da turma 9º B. O CM teve acesso ao registo de ocorrências disciplinares do livro de ponto da turma, onde, além de Luís Carmo, mais seis professores fizeram participação ao director de turma. Foram 12 participações em quatro meses, quase todas relativas a um grupo de três alunos, algumas relatando situações graves. Eis alguns exemplos: 'O aluno J. saiu pelas 10h50 da sala de aula sem qualquer explicação ou solicitação'; 'Os alunos J., R. e P. tiveram um comportamento perturbador. A continuarem assim não terão lugar futuramente nestas aulas'; 'O aluno J. recusou-se a sair da sala de aula quando o expulsei'; 'O aluno J. perturba a aula com comentários agressivos, sons, gritos'. Nenhuma destas queixas originou processos aos alunos. 'Um deles cumpriu trabalhos na biblioteca mas não houve processo', conta um professor.

As participações feitas no livro de ponto por Luís Carmo foram situações menos graves, como de alunos que não levaram o caderno para a aula. Mas o docente que se suicidou fez sete participações disciplinares contra estes mesmos alunos, que também não tiveram seguimento. 'O regulamento prevê inquéritos disciplinares conjuntos mas não foi aplicado', conta este docente. O CM tentou, sem sucesso, falar com a directora da escola, Cristina Frazão.

PORMENORES

SINDICATO CRITICA

Maria José Rangel (FNE) criticou a nomeação para o caso de um inspector a começar carreira, exigindo 'um inspector com mais traquejo'. A dirigente defendeu que 'o passado de Luís Carmo não tem de ser investigado'.

MINISTÉRIO REAGE

O Ministério da Educação só respondeu ontem ao ‘CM’: 'O instrutor é um inspector que a instituição entendeu competente para o efeito'.

In Correio da Manhã

5 comentários:

Anónimo disse...

uma VERGONHAAA

Cristina Ribas disse...

Olá Ilídio!
Páscoa Feliz!

ILÍDIO TRINDADE disse...

Olá, Cristina.

Boa Páscoa para ti também.

Abraço.

Cristina Ribas disse...

Obrigada, Ilídio!
Abraço

Inês disse...

Num momento em que se tenta justificar o suícidio de um professor com problemáticas depressivas anteriores ao seu falecimento, em que se espiolha perversamente a sua vida, em busca de apaziguamento de consciências e de responsabilidades.... talvez fosse igualmente correcto, nesta sociedade de valores às avessas, saber quem se escolhe para lugares de chefia.
Evidentemente e não sou lerda que os "apóstolos" partidários ganham, batem tudo e todos. Mas o que não têm direito é de BATER EM TUDO E EM TODOS! Como pequenos "hitleres", numa busca insana de pequenos poderes que nem por isso lhes permitirão ter nome de rua!
Se calhar, uma avaliaçãozinha psicológica caía-lhes bem... e então veríamos quem está mais depressivo, traumatizado.... um pequeno DIRECTOR-OGRE que usa e abusa dos seu mísero poder só pode ter grandes traumas...subsidiem-lhes tratamentos e aconselhem "baixas prolongadas"....até ao fim das suas miseráveis existências!

Desde 01-01-2009


Este blog vale $140.000.00
Quanto vale o seu blog?

eXTReMe Tracker

Estou no blog.com.pt - comunidade de bloggers em língua portuguesa
Twingly BlogRank
PageRank
Directory of Education Blogs

RSSMicro FeedRank Results
Add to Technorati Favorites
Locations of visitors to this page