terça-feira, 11 de maio de 2010

A ESTRATÉGIA DO SILÊNCIO

Há uns dias que isto anda tudo muito calmo, ou, pelo menos, aparentemente calmo. Refiro-me à "educação", pois as políticas que vão emergindo do PEC parecem ter ficado esquecidas por causa de um Benfica campeão e, agora, pela visita de Sua Santidade, o Papa Bento XVI.

Este estado, que em circunstâncias normais seria desejável, tem contornos estranhos. Do concurso foi retirada a avaliação, mas não se sabe o que estará para vir. Há muito se ouvem rumores de que o concurso nacional vai mesmo deixar de existir. O ECD ainda não foi promulgado, a avaliação repousa em "banho-maria"... e o fim do ano lectivo aproxima-se.

Tenho muito medo do silêncio, sobretudo quando, pela "calada", se vão introduzindo, sub-repticiamente, medidas que fazem a diferença e contra as quais se torna difícil o combate.

Além disso, porque parece que os professores se amodorraram um pouco, urge, de novo, pelo menos o grito de que é necessário estar atento, muito atento, à estratégia do silêncio.

2 comentários:

maria disse...

Vou tentar quebrar um pouco o silêncio. Refiro-me às provas de aferição mais concretamente quem lecciona LPO e Mat. no distrito de Castelo Branco.A unidade de aferição funciona em Vila Velha de Ródão. Assim os professores fizeram 180 Km para irem buscar 40 provase assistir à reunião. Foram seis horas perdidas. No próximo dia 31 nova reunião e no dia 4 de Junho mais uma viagem para entrega de provas. As aulas continuam a ter que ser preparadas, dadas, testes... é uma acumular de trabalho que parece que ninguém quer ver. Todos somos professores, de facto, mas que regalias têm estes professores? Trabalho e mais trabalho e em troca? Coisa nenhuma. Qual a diferença de ver uma prova de aferição, preencher grelhas com códigos e mais códigos ou corrigir as provas de exame do nono ano? Bom, aferição é de borla, exames são remunerados. E tudo se cala.

celeste caleiro disse...

Também não tenho visto aqui apelos à participação na manif de 29 de Maio! O que é que se ganha com isso? Ficar de burro como os meninos pequeninos,só porque são os sindicatos a organizar?
Vamos lá, todos à manif!

Desde 01-01-2009


Este blog vale $140.000.00
Quanto vale o seu blog?

eXTReMe Tracker

Estou no blog.com.pt - comunidade de bloggers em língua portuguesa
Twingly BlogRank
PageRank
Directory of Education Blogs

RSSMicro FeedRank Results
Add to Technorati Favorites
Locations of visitors to this page