sábado, 8 de maio de 2010

PROVAS DE AFERIÇÃO DE MATEMÁTICA... É NATURAL!

Educação
Provas de Matemática foram demasiado elementares, critica SPM

A Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM) criticou de novo o tipo de provas de aferição que hoje foram apresentadas aos alunos do 4.º e 6.º ano.

“Há em ambas as provas um número muito exagerado de questões demasiado elementares para o nível de escolaridade dos alunos a que se destinam”, afirma a SPM num parecer divulgado há pouco.

A SPM chama a atenção de que “uma larga maioria das questões é de resposta imediata, ou requerem apenas uma operação de cálculo”.

A SPM considera particularmente grave a situação da prova do 6.º ano. Das 24 questões, 13 diziam respeito a matéria do 1.º ciclo. Duas das perguntas colocadas aos alunos do 6.º ano: “Qual é a quarta parte de 8?”; “Quantos são 5+2?”

Este era o raciocínio a que os alunos tinham de responder, embora as questões não estejam assim formuladas. No primeiro exemplo refere-se que o Rui partiu um chocolate em oito bocados iguais e comeu 1/4 , perguntando-se depois quantos bocados comeu ele.

No segundo exemplo, apresenta-se uma tabela com o número de alunos que pratica natação, andebol, basquetebol e karaté e pergunta-se quantos jogam andebol, devendo os estudantes, para o efeito, contar os sete tracinhos que lá estão – um grupo de cinco e outro de dois.

"Provas destas não valorizam o conhecimento"

“Provas destas não valorizam o empenho, o rigor e o conhecimento, desorientando tanto os alunos como os professores. Os alunos, por estarem habituados a outro tipo de questões, com um grau de dificuldade mais avançado e adequado ao seu nível etário. Os professores por ser um desincentivo ao seu trabalho. Esta continuada tendência não pode deixar de causar reflexos muito negativos”, alerta a SPM.

No ano passado, as negativas a Matemática subiram tanto no 4.º, como no 6.º ano. Em 2008, 8,8 por cento dos alunos do 4.º ano tiveram negativa na prova, no ano passado foram 11 por cento; já no 6.º ano, 17,3 tiveram negativa em 2008, percentagem que subiu para os 20 por cento em 2009.

In Público

Sem comentários:

Desde 01-01-2009


Este blog vale $140.000.00
Quanto vale o seu blog?

eXTReMe Tracker

Estou no blog.com.pt - comunidade de bloggers em língua portuguesa
Twingly BlogRank
PageRank
Directory of Education Blogs

RSSMicro FeedRank Results
Add to Technorati Favorites
Locations of visitors to this page