quinta-feira, 27 de maio de 2010

TENTATIVA DE SUICÍDIO POR TER NEGATIVA

Guimarães: Menino de 10 anos caiu anteontem de uma altura de 12 metros

Atira-se de janela por ter negativa

Mãe tinha colocado criança de castigo no quarto por causa de má nota num teste da escola. Menor lançou-se da varanda e partiu uma perna e a bacia

Filho de um dentista e de uma professora, João, nome fictício, de 10 anos, sempre teve depositadas em si grandes expectativas. Por isso, anteontem, ao final da tarde, ao descobrir que o menino teve negativa num teste a mãe colocou-o de castigo. O menor, que é um excelente aluno, sentiu-se injustiçado e ameaçou atirar-se da janela se não o deixassem sair do quarto. A mãe ignorou o aviso e o menor lançou-se do 4º andar, de uma altura de 12 metros, caindo em cima de um carro. A criança, que partiu uma perna e a bacia, está internada no Hospital de Guimarães, onde se encontra estável.

'Ele sempre foi bom aluno e achou que estar de castigo era uma injustiça. A sorte foi que ele caiu em cima do carro de um polícia, senão tinha morrido. Ainda o vi no chão deitado a chorar cheio de dores', contou ao CM Ana Catarina Freitas, vizinha da família.

Ao ver que o filho cumpriu a ameaça, a mãe desmaiou e teve também que receber tratamento hospitalar. O pai, que se encontrava fora do País, já regressou a casa para apoiar a família. 'A mãe estava a tentar tratar dele e desmaiou com o choque. Ela nunca pensou que ele fizesse isto. Os dois irmãos, mais velhos, também estavam abalados, um deles não parava de chorar', disse Ana Catarina Freitas.

Na Escola D. Afonso Henriques, em Guimarães, ontem à tarde ninguém sabia o que tinha acontecido à criança. Os professores confirmaram que a criança é um excelente aluno, mas recusaram-se a comentar o que aconteceu.

'CHORAVA MUITO E DIZIA QUE LHE DOÍA A PERNA'

Ao atirar-se de uma altura de 12 metros, João caiu em cima de um carro, mas acabou por tombar para o chão segundos depois. 'Ele não deitou sangue, mas chorava muito e dizia que lhe doía a perna. Os bombeiros tentavam acalmá-lo, mas ele estava em pânico', explicou a vizinha Ana Freitas.

O menor reside a poucos metros do posto da polícia e dos bombeiros, pelo que foi rapidamente assistido. 'A ambulância chegou muito rápido e levou-o. A mãe também foi assistida', explicou a vizinha.

DISCURSO DIRECTO

'CASTIGO NÃO LEVA AO SUICÍDIO': Carlos Amaral Dias, Psicanalista

Correio da Manhã – O facto de um excelente aluno tirar uma negativa pode levar ao suicídio?

Carlos Amaral Dias – Ninguém se suicida por tirar uma negativa. O que a criança tem é uma perturbação da personalidade.

– E o castigo dos pais, pode levar uma criança a suicidar-se?

– A ideia de que a resposta do filho tem que ver com o comportamento dos pais é completamente errada. O que se passa é que esta criança tem uma baixíssima capacidade de lidar com o conflito...

– Há muitas crianças a tentar o suicídio?

– O suicídio nesta idade é raro. Em adolescentes aumentou, mas em crianças é raríssimo.

In Correio de Manhã.

Sem comentários:

Desde 01-01-2009


Este blog vale $140.000.00
Quanto vale o seu blog?

eXTReMe Tracker

Estou no blog.com.pt - comunidade de bloggers em língua portuguesa
Twingly BlogRank
PageRank
Directory of Education Blogs

RSSMicro FeedRank Results
Add to Technorati Favorites
Locations of visitors to this page