terça-feira, 1 de junho de 2010

FECHEM MAS É O MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

"Os alunos só serão deslocados para melhores condições". Pois, pois... E os transportes? O tempo de deslocação?
Vamos certamente assistir a longas viagens de muitos alunos, obrigados a permanecer muito menos tempo no seio e no convívio familiar.
Esta é uma decisão típica de quem apenas conhece o conforto dos sofás da 5 de Outubro e desconhece o país real.

Resolução aprovada em Conselho de Ministros
Governo vai fechar meio milhar de escolas até final do ano lectivo

O Governo prepara-se para fechar cerca de 500 escolas do 1.º ciclo com menos de 20 alunos. No próximo ano lectivo cerca de dez mil alunos desses estabelecimentos de ensino começarão as aulas em centros escolares com melhores condições de ensino e aprendizagem, declara o secretário de Estado da Educação João Trocado da Mata.

Hoje, em Conselho de Ministros, foi aprovada uma resolução que prevê que todas as escolas do 1.º ciclo com menos de 20 alunos serão encerradas.

Durante o encontro com os jornalistas enquanto decorria a reunião do Governo, o secretário de Estado João Trocado da Mata indicou que actualmente existem 3200 escolas do 1.º ciclo. Durante a tarde, o Ministério da Educação questionado pelo PÚBLICO rectificou esta informação - existem 5250 escolas do 1.º ciclo.

Destas 600 têm menos de 20 alunos; existem ainda 400 escolas com menos de dez alunos que tiveram autorização de funcionamento por mais um ano, mas que poderão funcionar por mais tempo, acrescentou o governante. É deste universo de mil escolas que a tutela pretende encerrar cerca de 500, mas só no próximo dia 15 é que se saberão os números definitivos.

Esta racionalização da rede tem vindo a ser feita desde 2005, mas se até agora estavam assinaladas as escolas com menos de dez alunos, agora o Governo estendeu esta medida de encerramento aos estabelecimentos com menos de 20. O secretário de Estado descarta a possibilidade desta medida ter relação com o PEC, é apenas o "aprofundamento do trabalho feito na legislatura anterior", explica.

A resolução hoje aprovada prevê ainda a criação de agrupamentos de escola verticais cuja unidade de gestão será uma escola secundária, o que significa que serão criados agrupamentos que reúnam pré-escolar ao ensino secundário, numa lógica de adequar à escolaridade obrigatória que se estende aos 12 anos de ensino ou 18 anos de idade.

Os novos agrupamentos poderão ter, no máximo, três mil alunos. Esta medida é para ser aplicada nos próximos quatro anos, sempre negociada com as autarquias, acrescenta Trocado da Mata.

In Público.


Nacional
Governo vai fechar 500 escolas de 1º ciclo

Quinhentas escolas de primeiro ciclo não devem reabrir em Setembro. Essa é, pelo menos, a "expectativa" do Ministério da Educação. A lista definitiva ficará definida a 15 de Junho, quando estiver concluído o "movimento de rede anual" para o próximo ano lectivo. A maioria, no entanto, deve situar-se no Norte e Interior do país.

Hoje, terça-feira, o Governo aprovou, em Conselho de Ministros, uma resolução que determina o encerramento de escolas com menos de 21 alunos.

De acordo com o secretário de Estado da Educação estão identificados cerca de 600 estabelecimentos de 1º ciclo nessas condições e mais 400 cujo fecho já tinha sido decretado mas que tiveram autorização para funcionar mais este ano lectivo. Destes mil, a “expectativa” é que 500 não reabram.

O processo - explicou aos jornalistas, no Ministério da Educação, João Trocado da Mata - será similar ao que na anterior legislatura levou ao encerramento de 2500 escolas: depois de sinalizadas, o fecho será acordado por um “trabalho de proximidade” entre as direcções regionais de educação e as autarquias.

“Os alunos só serão deslocados para melhores condições”, garantiu.

In Jornal de Notícias.

3 comentários:

Elisabete disse...

É uma vergonha! Para onde vai este país?
Sentam-se às secretárias e deslocam crianças de um lado para o outro, como se de peões de um qualquer jogo se tratasse.
E o equilíbrio emocional dessas crianças? E a desertificação do mundo rural a que medidas destas acabam por conduzir?

AB disse...

Mais uma desmedida para ajudar à desertificação do meio rural. !!!

Alda disse...

Só quem não conhece o país é que pode ter ideias destas. Neste momento, as crianças já passam horas nas ditas carrinhas.

Mas não pensem que são aquelas carrinhas bonitinhas que vemos passar com a palavrinha "by-bus"...

As crianças que têm o azar de residir em locais longe das Freguesias onde estão instaladas as escolas e que têm que fazer o circuito de recolha de todas as crianças já passam imenso tempo no transporte e aos solavancos...

Agora imaginem que, para além desse circuito, ainda acresce mais um: até ao centro escolar.

A ecomonia/défice não pode ser superiores às pessoas!

Desde 01-01-2009


Este blog vale $140.000.00
Quanto vale o seu blog?

eXTReMe Tracker

Estou no blog.com.pt - comunidade de bloggers em língua portuguesa
Twingly BlogRank
PageRank
Directory of Education Blogs

RSSMicro FeedRank Results
Add to Technorati Favorites
Locations of visitors to this page