terça-feira, 8 de junho de 2010

MENOS ALUNOS POR TURMA: PETIÇÃO ENTREGUE NA AR

A petição, de que o Mup foi um dos primeiros subscritores, foi assinada por 16978 signatários. O texto pode ser consultado aqui.

Petição para redução de alunos por turma reúne 18 mil assinaturas

O Movimento Escola Pública (MEP) vai entregar hoje na Assembleia da República (AR) a petição que defende a redução do número de alunos por turma e que superou as 18 mil assinaturas. O documento vai ser entregue ao presidente da AR, Jaime Gama, e os promotores esperam agora que partidos apresentem iniciativas legislativas sobre a questão.

A proposta do movimento prevê que do 5.º ao 12.º anos as turmas passem de um número máximo de 28 alunos para 22, e no ensino pré-escolar e 1.º ciclo de 24 para 19 alunos. "Esperamos agora que a proposta possa fazer o seu caminho em matéria legislativa e que venha a ser uma realidade em Portugal. São necessárias medidas como esta para combater de frente o insucesso escolar", declararam ontem, em comunicado.

O objectivo inicial do movimento era superar as quatro mil assinaturas, número mínimo para que a petição fosse apreciada em Plenário da Assembleia. A recolha de assinaturas acabou por superar "largamente" a expectativa dos promotores: cerca de 17 mil foram recolhidas na Internet e as outras mil em papel.

No Parlamento, o CDS-PP já se mostrou favorável ao princípio da redução do número de alunos por turma e o PCP e o Bloco de Esquerda deverão mesmo aproveitar o debate parlamentar sobre a petição para apresentar iniciativas legislativas que concretizem a medida. Já PS e PSD mostram-se mais relutantes em relação à proposta por considerarem que o excesso de alunos por turma já não é um problema central do sistema educativo.

In Público.

3 comentários:

Anónimo disse...

O número de alunos por turma no Jardim de Infância (3,4 e 5 anos) é de 25.
Gostava de ecrescentar que os educadores com mais de 25/30 anos de serviço não só trabalham com este núnero elevada de crianças, como também teêm as mesmas horas lectivas que os colegas mais novos (25 horas).
Isto é uma grande injustiça que ninguém fala. Se eu estivesse no
2º ciclo ou no secundário, neste momento teria uma redução de 8h e talvez um dia de folga por semana.
Para a aposentação aumentaram-nos mais 10 anos e não 5 como os colegas dos outros níveis, excepto os do 1º ciclo.
Santa paciência!!!

Anónimo disse...

Se não é um problema do sistema central educativo é um problema de quem? Dos Agrupamentos que se limitam a mandar cumprir leis?Das escolas que não têm autonomia para decidir? Dos professores que não identificaram e comprovaram claramente com relatorios medicos a complexidade dos casos identificados e existentes com NEE? É melhor trabalhar com turmas grandes a bem dos alunos claro como resultado do encerramento de escolas a bem da socialização? Só há um nome para estes srs: TANGUEIROS!

celeste caleiro disse...

Quem são os parvalhões que dizem uma asneira dessas? Será que já foram a uma escola? E dizem estas coisas como se ninguém os contestasse, como se a realidade deles fosse outra! DDT para cima deles já!

Desde 01-01-2009


Este blog vale $140.000.00
Quanto vale o seu blog?

eXTReMe Tracker

Estou no blog.com.pt - comunidade de bloggers em língua portuguesa
Twingly BlogRank
PageRank
Directory of Education Blogs

RSSMicro FeedRank Results
Add to Technorati Favorites
Locations of visitors to this page