sexta-feira, 4 de junho de 2010

O CAOS DA EDUCAÇÃO: LOGRO E FACILITISMO

Longo confronto com os professores (ainda não resolvido)...
Milhares de professores contratados com dezenas de anos de serviço...

Início do fim da escola pública...
Modelo de avaliação sem avaliação...

Bagunçada nos concursos...
Encerramento de escolas...
Bullying, violência e indisciplina nas escolas...
Sucesso estatístico...
...


Passar do 8º para 10º ano: ministra afasta facilitismo e fala em incentivo

Para a ministra da Educação, Isabel Alçada, a possibilidade dos alunos com mais de 15 anos passarem do 8º para o 10º ano de escolaridade – depois de terem prestado provas nacionais de Português e de Matemática do final do 3º ciclo, em Julho, e façam ainda os exames a nível de escola em todas as disciplinas do 9º ano – é uma medida que “dá mais incentivo aos jovens para continuarem a estudar.

A notícia foi avançada, esta sexta-feira, pelo i e a ministra explicou, esta manhã, no Parlamento que “não está relacionado com facilitismo porque o exame é o mesmo, há muitos alunos que não complementam esse anos de escolaridade por falta de apoio, esforço ou momento de vida complicado, mas se estudarem e tiverem vontade e, eu acredito que a vontade move o mundo, sei que para alguns será possível”.

Isabel Alçada disse ainda que não é possível aplicar esta medida para anos anteriores, porque entende que os alunos não têm autonomia pata tomar uma decisão própria.

Tal como disse o i, esta medida apanhou uma boa parte dos professores desprevenida, já que só ao longo das últimas semanas foram sendo informados pelas escolas das novas directivas, durante as reuniões gerais de preparação para os exames nacionais.



2 comentários:

Alda disse...

Que mensagem pretendemos transmitir aos nossos jovens? Que o trabalho é para os parolos? Que~o esforço não vale a pena? Que motivação terão aqueles que até se esforçam? Que as coisas caem do céu?
Este é o resultado de todos aqueles que a seguir ao 25 de Abril passaram administrativamente...
Depois venham dizer que os portugueses não trabalham...

Mirandita disse...

Mais uma medida demagógica em prol da educação. A Srª Ministra deve pensar que as nossas escolas estão cheias de génios! Os alunos do 8º ano acabam as aulas na véspera do início dos exames nacionais. O que estão à espera? de milagres! Talvez algumas escolas cor de rosa os façam! Depois esses alunos podem ser apresentados à nação com exemplos de mais uma medida espantosa deste governo socialista.

Desde 01-01-2009


Este blog vale $140.000.00
Quanto vale o seu blog?

eXTReMe Tracker

Estou no blog.com.pt - comunidade de bloggers em língua portuguesa
Twingly BlogRank
PageRank
Directory of Education Blogs

RSSMicro FeedRank Results
Add to Technorati Favorites
Locations of visitors to this page