quarta-feira, 14 de julho de 2010

CONCENTRAÇÃO CONTRA OS MEGA-AGRUPAMENTOS EM CASCAIS

Em reunião geral os professores do Agrupamento de Escolas João de Deus - Estoril foi decidido realizar um, PASSEIO PELA EDUCAÇÃO no concelho de Cascais

NÃO AOS MEGA-AGRUPAMENTOS de escolas !

DIA 14 DE JULHO, 4ª Feira, ás 18H30mn

ESCOLA EB2 JOÃO DE DEUS, AV. DE SABÓIA Nº 662 –A, MONTE ESTORIL

De uma forma ilegal e arbitrária está a ser imposta a algumas escolas do concelho de Cascais a fusão em mega-agrupamentos que poderão incluír até 3000 alunos. Embora o processo esteja numa fase inicial estão previstas, a curto prazo, novas fusões.

Tal decisão – que não teve em conta a Carta Educativa do Concelho nem respeitou o interesse das comunidades educativas e a identidade das escolas envolvidas – irá prejudicar as aprendizagens dos alunos e contribuir para uma maior instabilidade e indisciplina nas escolas.

Contra estas medidas, professores e encarregados de educação do Agrupamento de Escolas João de Deus estão a promover uma marcha de protesto que se iniciará à porta da Escola-Sede EB2 João de Deus e terminará nos Paços do Concelho da Câmara de Cascais.

Todos estão convidados a participar!
POR UMA ESCOLA DE QUALIDADE!
POR UMA GESTÃO DEMOCRÁTICA!

POR UMA DIMENSÃO HUMANA DA EDUCAÇÃO!

3 comentários:

Anónimo disse...

Os directores e directoras das escolas estão muito preocupados com o surgimento dos mega-agrupametos porque, alguns deles, vão perder o tacho. Julgo que a possibilidade dos directores e directoras, das nossas escolas, voltarem a ser simples professores (com aulas de substituição) é um ganho enorme para o ensino, uma vez que vão por em prática o que sempre defenderam e julgam saber. Estou mais preocupado com a possível reestruturação dos ciclos de ensino. Parece que a minha disciplina (História) vai sofrer um grande corte na carga horária dos alunos. E isso poderá ser sinónimo de horário zero, depois mobilidade e mais tarde desemprego. Os senhores directores e senhoras directoras não podem esquecer-se que são simples professores e são correias de transmissão do ME (enquanto directores(as)) e, por isso, a qualquer momento podem regressar à base. E regressar à base é (re)encontrar os colegas, mas alguns deles só não "os comem vivos" (pelo mal que lhes fizeram nestes últimos 4 anos) porque não podem. Estou desejoso ver a directora da minha escola, como professora e ex-directora, na sala de professores e nos corredores de pastinha debaixo do braço a levar encontrões dos alunos e fazer queixas ao novo(a) director(a). O ME está a montar todo este esquema para colocar na chefia das escolas os amigos e/ou os "boys" do cartão partidário e/ou os fanáticos partidários e defensores de regimes totalitários (como a anterior maioria absoluta). Não me vou esquecer, tão cedo, dos receios que me passaram pela cabeça (com certeza que, também, passaram pela cabeça de milhares de professores e de funcionários públicos) quando me exprimia publicamente e tinha opiniões contrárias às do regime. Passei a ser mais contido. E nunca mais vou ser o mesmo. Vou sempre olhar com desconfiança, para os que dirigem a escola e para muitos professores que me rodeiam. A escola actual parece um circo. Andam todos a correr, uns para cada lado, a fazerem não sei o quê. Enfim, a nova avaliação faz coisas destas.

Anónimo disse...

Bravo, colega!!! Concordo plenamente.

Anónimo disse...

Concordo plenamente. Os bons professores trabalham bem em micro ou mega agrupamentos. Muitos Directores, politicos directores, que manobraram os Conselhos Gerais, alguns, grandes imcompetentes, começam a estar desesperados porque terão que dar aulas, o que julgavam não vir a acontecer tão depressa. tem todo o sentido que num Ensino obrigatório de 12 anos sejam as actuais Escolas Secundárias as sedes dos Arupamentos. Megas? Claro que não! É apenas um Agrupamento com um Currículo lógico do 1º a 12º ano. Sou a favor.

Desde 01-01-2009


Este blog vale $140.000.00
Quanto vale o seu blog?

eXTReMe Tracker

Estou no blog.com.pt - comunidade de bloggers em língua portuguesa
Twingly BlogRank
PageRank
Directory of Education Blogs

RSSMicro FeedRank Results
Add to Technorati Favorites
Locations of visitors to this page