terça-feira, 31 de maio de 2011

A INUTILIDADE DO VOTO EM BRANCO E DA ABSTENÇÃO PROTESTATIVA

Faz amanhã exactamente dois anos que publicámos um pequeno texto sobre a "inutilidade do voto em branco" (ver aqui).

Embora com menos insistência, continua a circular por e-mail a ideia de que o voto em branco é uma arma poderosa, uma espécie de protesto contra o sistema político instalado que, de facto, precisa de se aproximar mais dos cidadãos e de tornar a democracia mais transparente.

No entanto, face ao actual sistema eleitoral, o voto em branco equivale a um voto nulo, carecendo, por isso, de qualquer validade. Por isso, mesmo compreendendo que um cidadão que não se revê em qualquer partido dos que se apresentam às eleições exerça o seu direito votando em branco, deve esse eleitor, pelo menos, estar consciente da inutilidade do seu voto.

Quem tiver dúvidas sobre o assunto, poderá esclarecê-las facilmente enviando um e-mail (cne@cne.pt) ou telefonando para o 21 3923800.

Quanto à abstenção, condenada a que assenta no comodismo e na completa ausência de participação cívica, a que tem carácter protestativo possui os mesmos efeitos práticos do voto em branco: de nada vale. Face a um elevado índice de abstenção, após conhecimento dos resultados, poderemos ouvir discursos políticos referindo que "deverão ser tiradas as devidas ilações"... mas todos sabemos de antemão que tal desemboca no vazio ou, como diz o povo, "cai em saco roto".

Além disso, é necessário ter consciência de que o voto em branco e a abstenção beneficiam, por norma, o poder intituído. Por isso, urge participar votando no partido que se considerar mais próximos das nossas convicções

Como professores, sabemos que Sócrates, em caso de vitória, virá ainda mais assanhado, cilindrando a classe docente e continuando a sua política de destruição da escola pública e da qualidade do ensino.

Por isso, só poderemos ter uma atitude: votar, considerando que urge livrar Portugal de quem mais contribuiu para o destruir.


SOU PROFESSOR(A), NÃO VOTO NESTE PS DE SÓCRATES!

Sem comentários:

Desde 01-01-2009


Este blog vale $140.000.00
Quanto vale o seu blog?

eXTReMe Tracker

Estou no blog.com.pt - comunidade de bloggers em língua portuguesa
Twingly BlogRank
PageRank
Directory of Education Blogs

RSSMicro FeedRank Results
Add to Technorati Favorites
Locations of visitors to this page